slider_forumNa próxima quarta-feira, 4, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe o “Workshop de Divulgação Científica – Media training para alunos da pós-graduação”. Ministrado por Lea Medeiros, o tema faz parte da programação do I Fórum de Comunicação da UFJF e acontece às 10h, no Anfiteatro 1 do Instituto de Ciências Humanas (ICH).

“É preciso que as pessoas encontrem formas de dar para sociedade uma satisfação do que eles fazem e pesquisam, para que dessa forma possam mostrar a importância da ciência”. De acordo com Lea, é essencial que os pesquisadores divulguem aquilo que fazem para que seja possível atingir outros tipos de público. Para isso, é necessário que se tenha uma linguagem acessível. Ela comenta que essa é uma maneira de valorizar a ciência e de dar vida às pesquisas que são realizadas.

Lea é jornalista da área de divulgação científica na Diretoria de Comunicação Institucional da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Segundo ela, trabalhar com estudantes da pós-graduação é “contribuir com a formação de novos divulgadores científicos.”

No workshop que será realizado na próxima quarta-feira, a jornalista apresentará alguns divulgadores científicos que fazem sucesso em determinados canais, o público que têm e as possibilidades de divulgação. Ela destaca que o comprometimento vai além de publicar artigos apenas em revistas científica.

O Fórum de Comunicação
O evento acontece na próxima semana, entre os dias 2 e 4 de abril. O intuito é promover debates de políticas, ações e ferramentas que fazem parte da rotina das assessorias de comunicação de instituições públicas. As inscrições ainda estão abertas e são gratuitas. O Fórum é um evento promovido pela Diretoria de Imagem Institucional da UFJF e aberto ao público – estudantes, pesquisadores, profissionais de comunicação, alunos, técnico-administrativos e professores da UFJF. Os interessados podem conferir a programação no site do evento.

Outras informações
http://www.ufjf.br/forumcomunicacao/