O fórum foi batizado de “8º EME Marielle Franco”, em homenagem à vereadora do PSOL (Foto: UNE)

A 8ª edição do Encontro de Mulheres da União Nacional dos Estudantes (8º EME/UNE) será realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), entre os dias 30 de março e 1º de abril.  A expectativa é que 2.500 graduandas e pós-graduandas de todas as regiões do país participem da atividade no campus de Juiz de Fora. O fórum foi batizado de “8º EME Marielle Franco”, em homenagem à vereadora do PSOL assassinada do Rio de Janeiro no dia 14 de março.

Com o tema “Mulheres em Movimento: a resistência feminista nas universidades e nas ruas”, o evento contará com mesas, debates, oficinas, mostras acadêmica – pesquisa e extensão – e de cultura. A abertura da evento será realizada na sexta-feira, 30, às 19h, no Cine Theatro Central. As demais atividades ocorrerão no sábado e no domingo, no estacionamento da Faculdade de Engenharia.

Confira a programação completa aqui, e as atualizações sobre o evento no site da organização estudantil.

Segundo a diretora de Mulheres da UNE, Ana Clara Franco, o evento é auto-organizado e exclusivo para mulheres, visando à promoção de debates e proposições sobre a realidade das brasileiras.

“O encontro de mulheres da UNE se consolidou como o principal evento de mulheres estudantes no Brasil. No último, há dois anos, reunimos 3 mil mulheres na Universidade Federal Fluminense, em Niterói. Neste tempo de tanto conservadorismo e tanto retrocesso, o que nós mulheres estamos fazendo é resistir e nos movimentando nos espaços: movimentos feministas, do mundo do trabalho, estudantis. A importância do 8º EME é justamente por isso: dois anos depois, o que enfrentamos neste momento? O que temos de perspectiva de construção a partir de agora? Teremos várias mesas e grupos importantes para debater e fazer proposições. Nada melhor do que reunir as mulheres para pensarmos juntas.”

Teremos várias mesas e grupos importantes para debater e fazer proposições. Nada melhor do que reunir as mulheres para pensarmos juntas – Ana Clara Franco, diretora de Mulheres da UNE

Para participar, é preciso ser estudante universitária e realizar inscrição neste link ou presencialmente, no dia do evento, no setor de credenciamento, no estacionamento da Faculdade de Engenharia da UFJF. Haverá espaço de creche, para possibilitar a participação de universitárias que têm filhos.

15 anos da Diretoria de Mulheres da UNE

O 8º EME  irá também celebrar os 15 anos da Diretoria de Mulheres da UNE. A estudante de Sistemas de Informação da UFJF e uma das organizadoras locais do evento, Mirelly Vasconcelos Cardoso, destaca que a iniciativa de trazer o encontro nacional de mulheres universitárias para Juiz de Fora foi amplamente debatida em nível nacional. “A UFJF é uma universidade que vem se transformando nos últimos tempos. A atual administração da Universidade tem se colocado à disposição e nos chamado à atenção para os diversos debates de gênero e empoderamento das mulheres. Isso nos deu mais segurança  e convicção de que queríamos trazer o EME para Juiz de Fora e, de uma certa forma, sair também desse circuito de que só as universidades das capitais são as de ponta nos estados.”

Formação política e Acadêmica

Segundo a pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra, a Universidade irá oferecer o espaço à UNE , por compreender que eventos como o 8º EME colaboram para a formação política e acadêmica das estudantes.

“Quando a administração superior recebeu o pedido das estudantes da UNE para oferecer o espaço da Universidade, tivemos uma visão muito positiva. Estamos sofrendo no Brasil um momento de regressão de direitos, de ataque às liberdades, de feminicídio, de violência, de assédio. Questões infelizmente comuns e que atingem a todas nós. Permitir que a UNE e outros coletivos façam esse debate dentro da Universidade é imprescindível para a construção de um pensamento baseado no respeito, na igualdade. Estaremos sempre abertos a promover e apoiar esse tipo de debate democrático feito por diversos coletivos que transitam na UFJF”, destaca.

Pré-EME: preparativo para o encontro nacional

Como preparativo para o encontro nacional, várias universidades realizam o Pré-EME. No campus sede da UFJF, o encontro preparatório será realizado nesta quarta-feira, dia 28, das 15h às 18h, próximo à Praça Cívica. Saiba mais aqui.

No campus de Governador Valadares, a atividade foi realizada no dia 17 de março.

Outras informações:

União Nacional dos Estudantes