slider forum laranjaRedes sociais, comunicação científica, eventos, produção audiovisual, atendimento à imprensa e ao público. A comunicação nas Universidades é multitarefa e seu papel vai além de garantir acesso à informação. Para discutir essas e outras frentes de trabalho na UFJF, estudantes, técnicos, professores e toda a comunidade estão sendo convidados a participar do 1º Fórum de Comunicação, entre os dias 2 e 4 de abril. As inscrições são gratuitas e limitadas.

Além de palestras com especialistas, o evento irá debater com os participantes formas de aprimorar os serviços oferecidos pela Diretoria de Imagem Institucional. A troca de experiências com profissionais e as sugestões do público serão a base para a revisão das estratégias de comunicação da UFJF e, assim, novas formas de relacionamento, serviços e ferramentas poderão surgir a partir do Fórum.

A inscrição dá direito a participação em todas as palestras e em dois grupos de discussão (GDs). São dez opções de grupos, sendo cinco na tarde de terça, dia 3, e a outra metade na tarde de quarta, dia 4. Os horários são concomitantes, das 14h às 16h. Confira a programação completa.

Para o jornalista Raul Mourão, responsável pelo GD de Redes Sociais, as pessoas ainda têm a ideia de que a comunicação nas instituições públicas é defasada e não acompanha tendências. “Esse não é o nosso caso, acredito que temos o dever de estarmos atualizados e de usar as novas plataformas para chegarmos até o público. Elas têm se mostrado bastante efetivas.”

Segundo Mourão, cerca de 30% do volume de visualização de notícias nos sites institucionais da UFJF vem das redes sociais (Facebook e Twitter). No grupo, os participantes conhecerão o trabalho desenvolvido pela equipe nessas mídias e discutirão alguns casos de referência.  

Outro tema que mereceu atenção específica na programação é o da inclusão. Desde julho de 2017, a Diretoria de Imagem conta com dois intérpretes de libras que permitem acesso das pessoas surdas aos vídeos produzidos e nos eventos institucionais. O setor também investe em campanhas voltadas para as temáticas LGBTTI, racial e de combate ao assédio, por exemplo. “A intenção é de que esses grupos e coletivos possam avaliar se essas ações correspondem às suas demandas, sugerindo novas estratégias e abordagens”, diz o jornalista Ricardo Assis. “Percebo que a imprensa hoje tem um grande interesse sobre essas pautas e queremos discutir a melhor maneira de trabalharmos isso”.

As palestras acontecerão no Anfiteatro 1 do Instituto de Ciências Humanas (ICH), já os grupos terão atividades em vários locais: ICH, Centro de Ciências, Anfiteatro das Pró-reitorias e Centro de Pesquisas Sociais (CPS). O evento confere certificado para aqueles que tiverem 75% de presença.

Outras informações: http://www.ufjf.br/forumcomunicacao/