Estão abertas as inscrições para o Grupo DeBoas: lidando com a ansiedade. Por meio de encontros semanais, o projeto busca prevenir transtornos e atender às necessidades dos estudantes com suporte e orientações na área da saúde mental. As inscrições devem ser feitas em formulário on-line até o dia 31 de março.

Essa é segunda formação do grupo, promovido pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae). A intenção da equipe responsável é trabalhar com uma abordagem psicoeducativa, apresentando aos alunos informações e técnicas para lidar com os sintomas da ansiedade e ter uma vida mais leve e produtiva.

Os encontros ocorrem de abril a maio, na sala de dinâmica de grupo, no Instituto de Ciências Humanas (ICH), bloco B, 2º andar. Serão seis sessões teórico-práticas uma vez por semana com duração de duas horas cada. Os interessados devem se inscrever em uma das três turmas: nas segundas-feiras, das 10h às 12h; quartas-feiras das 10h às 12h; e quintas-feiras, das 16h às 18h.

As atividades começam com a apresentação de informações sobre o que é a ansiedade, quais os seus sintomas e quais as formas de funcionamento mental da pessoa ansiosa. Durante as sessões, serão postos exercícios, brincadeiras e técnicas para lidar com esses traços. Ao final de cada encontro, serão planejadas tarefas a serem realizadas durante a semana para que cada estudante possa colocar em prática o que aprendeu.

De acordo com a psicóloga coordenadora do grupo, Rosana Pontes Cognalato, é preciso estar atento para identificar quando a ansiedade é um problema e estar pronto para agir. “Em certo nível, a ansiedade é normal e pode, inclusive, ser boa. O problema é quando ela começa a prejudicar a vida da pessoa, a impedindo de realizar tarefas ou de relaxar, por exemplo. Vivemos em uma sociedade ansiosa, e isso se reflete na Universidade, os quadros de ansiedade são comuns na escuta cotidiana dos atendimentos da Proae. Quando algo aparece com essa frequência, buscamos desenvolver uma forma a mais de ajuda”.

Outras informações: (32) 2102-3777 – Pró-reitoria de Assistência Estudantil da UFJF