Robert Diabert Junior assumiu a direção do ICH ao lado de Leonardo Carneiro (Foto: Twin Alvarenga)

Na última quinta-feira, 22, foi realizada a troca da diretoria do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A cerimônia empossou os professores Robert Daibert Junior e Leonardo Carneiro, diretor e vice, respectivamente, substituindo o diretor Altermir Gonçalves Barbosa e o vice Ricardo Tavares Zaidan. O evento aconteceu no anfiteatro do ICH e contou com a presença do reitor Marcus David e da vice-reitora Girlene Silva.

O reitor Marcus David ressaltou a importância do ICH, tanto para a Universidade, quanto para a sociedade. “Neste cenário de crise política, são os estudos e as pesquisas de professores tão competentes como os que temos aqui que podem nos ajudar a compreender esse contexto e a pensar soluções para sair dele, além de nos auxiliar a pensar nos rumos da instituição e a construir a Universidade que desejamos.” O reitor encerrou sua fala agradecendo ao ex-diretor por todo trabalho investido em sua gestão e desejou sucesso a Daibert e Carneiro na direção do instituto.

O ex-diretor, Altemir Gonçalves Barbosa,  agradeceu a todos os alunos, professores, técnico-administrativos em educação (TAEs) e funcionários terceirizados que ajudaram no funcionamento do ICH em sua gestão e apontou alguns desafios que a nova direção enfrentará. “Os desafios se concentram, sobretudo, na luta para que o ICH mantenha o protagonismo dentro da instituição”. No entanto, Barbosa destacou que, apesar da grave crise política nacional, seus sucessores encontrarão um momento institucional saudável, de uma Universidade mais transparente, com uma gestão que tem buscado contemplar todas as suas unidades.

Novo diretor eleito, Robert Daibert Junior discursou sobre a capacidade do ICH de construir respostas acadêmicas às forças que tentam desvalorizar suas práticas educacionais e pesquisas, e assumiu o compromisso em valorizar e dar mais visibilidade às práticas de ensino, pesquisa e extensão já em curso no Instituto. “Nossos esforços estarão voltados para o fortalecimento e maior integração dos cursos de graduação e pós-graduação, sem perder de vista os desafios, a história e as especificidades próprias de cada um.”

Assumimos o compromisso de trabalhar para a construção de uma gestão comprometida com a missão social e institucional da unidade

Para tanto, Daibert visa à construção de canais de comunicação efetivos e afetivos com os diferentes segmentos da unidade, pautados pelo diálogo, pelos princípios de uma gestão participativa e democrática. “A partir de hoje, assumimos o compromisso de trabalhar para a construção de uma gestão comprometida com a missão social e institucional da unidade. É dessa forma que pretendemos contribuir para uma militância acadêmica solidária e humana contra os projetos reacionários que nos assombram.”

Para o novo vice-diretor do ICH, Leonardo de Oliveira Carneiro, a expectativa é de muito trabalho. “Estar à frente da direção de uma unidade acadêmica, além de lutar pela educação superior de qualidade, é zelar pelo funcionamento, pela estrutura, pelos serviços, pelo patrimônio, pela qualidade de tudo o que se faz aqui, gerando, assim, um ambiente propício para que todos consigam trabalhar em sua potência máxima e se relacionar bem entre os diferentes segmentos.”

Além do reitor e da vice-reitora, estavam presentes a Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro de Oliveira; o Pró-reitor adjunto de Pós-graduação e Pesquisa, Luis Paulo da Silva Barra; o Secretário Geral, Rodrigo de Souza Filho; a Pró-reitora de Extensão, Ana Lívia de Souza Coimbra e a Diretora geral do Colégio de Aplicação João XXIII, Eliete do Carmo Verbena e Faria.

Graduação na UFJF

Robert Daibert Junior possui graduação e licenciatura em História pela UFJF (1999), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor associado I da UFJF, onde atua nos Programas de Pós-graduação em História e em Ciência da Religião.