O interesse pelo estudo sobre os festivais de Música Popular Brasileira, ainda na época de graduação, motivou a acadêmica Talita Souza Magnolo a desenvolver a dissertação de mestrado, “A construção narrativa do Festival de MPB de 1967 nas páginas da revista ‘’Intervalo’”. A pesquisa foi apresentada no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A pesquisadora explica que durante as pesquisas sobre os festivais de Música Popular Brasileira se deparou com várias publicações que retratavam o período. Entre elas, se interessou pela revista “Intervalo”. “Eu me deparei com a revista Intervalo e, quando fui pesquisar mais sobre a publicação através do site da editora Abril, atrás de artigos acadêmicos e livros, uma coisa que nós percebemos é que não existia nenhum material acadêmico e editorial sobre ela.”

Durante os estudos, com poucas informações sobre a revista, a mestranda partiu atrás de jornalistas que trabalharam na “Intervalo”, com o propósito de documentar sobre a publicação popular na época. Por meio de entrevistas com ex-jornalistas e ex-editores, Talita conseguiu os relatos que foram fundamentais para os estudos. “O principal desafio foi recuperar a história da revista. Fizemos uma apuração através do acervo digitalizado na Biblioteca Nacional e analisamos as revistas, especificamente a editoria referente ao nosso objeto. realizamos um trabalho de ‘formiguinha’, procurando nome por nome, buscando na internet para ver se a pessoa tinha dado alguma entrevista ou se tinha alguma rede social”, conta Talita. “Eu tive a felicidade de encontrar uma jornalista de Petrópolis e, através dela, cheguei a 12 entrevistados. Uma vez que fizemos esse contato, as pessoas se mostraram muito dispostas a dar esses depoimentos.”

Talita destaca, ainda, que a revista “Intervalo” surgiu em 1963 e teve grande importância como publicação especializada em televisão, com notícias sobre os artistas de sucesso da época, conteúdo baseado na programação de grande audiência nos canais de televisão  e na cobertura dos festivais musicais televisionados da época. “Quando a TV começou a ganhar espaço aqui no Brasil, as pessoas tinham curiosidade de saber que programa passava na televisão. Então, o primeiro objetivo dela foi trazer toda a programação televisiva, de todos os canais, de forma inovadora para época.”

A professora orientadora da pesquisa, Christina Ferraz Musse, chama atenção para o tema da dissertação, que aborda a história da primeira revista dedicada exclusivamente à cobertura da televisão brasileira, no momento em que a TV iniciava a sua trajetória como o mais importante veículo de comunicação do país. “O que eu achei mais interessante, foi a grande contribuição científica do trabalho da Talita, foi o processo de investigação que ela se propôs a fazer, de resgatar através dos depoimentos a história do momento muito especial na trajetória da imprensa brasileira. Ela conseguiu depoimentos de grande qualidade, de jornalistas e artistas gráficos que trabalharam nesse período. Isso é muito importante em termos históricos.”

“Intervalo” e ditadura militar

Ainda de acordo com a mestranda, apesar do contexto histórico da revista, marcado pelo período de ditadura militar, a publicação abordava basicamente o entretenimento. “Uma das nossas hipóteses durante a pesquisa é que encontraríamos alguma coisa que falasse a respeito daquela época, ou que em algum momento mencionasse alguma coisa sobre exílio ou censuras de músicas que não foram para o festival. Porém, a revista em momento nenhum fala sobre isso”, enfatiza Talita, que completa: “ela tinha como objetivo se comportar como porta-voz dos produtos midiáticos que estavam com grande audiência na época.”

Contatos:
Talita Souza Magnolo
talita.magnolo@yahoo.com.br

Christina Ferraz Musse (orientadora-UFJF)
musse@terra.com.br

Banca Examinadora:

Prof. Dra. Christina Ferraz Musse (UFJF)
Prof. Dra. Aline Andrade Pereira (UFJF)
Prof. Dra.  Marialva Carlos Barbosa (membro externo- UFRJ)

Outras informações:  (32) 2102 – 3616  – Programa de Pós-Graduação em Comunicação