(Foto: via VisualHunt.com)

Temáticas abrangem diversas áreas em modalidades presenciais, semipresenciais e a distância (Foto: via VisualHunt.com)

Serão abertas, a partir de segunda-feira, 26, as inscrições para 34 cursos de capacitação e qualificação para servidores técnico-administrativos em Educação (TAEs) e docentes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para o primeiro semestre, são oferecidos cursos com modalidades presenciais, semipresenciais e a distância, em temáticas como informática, relações interpessoais, gerenciamento de crises, ética no serviço público e comunicação organizacional, entre outras.

Os servidores da Universidade devem se inscrever através do Siga, a partir das 9h de segunda, 26, seguindo as guias “Recursos Humanos”, “Capacitação” e “Ficha de inscrição”. Havendo vagas remanescentes, as inscrições ficarão abertas até a véspera do início das aulas. Os cursos à distância e semipresenciais terão o suporte da plataforma Moodle, em parceria com o Centro de Educação a Distância (Cead) e seu acesso também será feito pelo Siga.

Para os cursos presenciais, será conferido certificado ao participante que obtiver, no mínimo, 75% de frequência, além de aproveitamento mínimo, conforme estabelecido em cada atividade. Para os cursos a distância, será conferido certificado ao participante que obtiver, no mínimo, 70 pontos na soma das atividades propostas. Além disso, o participante dos cursos a distância deverá efetuar, no mínimo, duas postagens em cada fórum e participar de todas as atividades propostas.

Um dos destaques da programação é o Seminário de Integração e Formação de Carreira. O curso, que será oferecido a distância, visa informar sobre os dispositivos da carreira dos  docentes e TAEs, assim como repassar informações básicas sobre a estrutura e o funcionamento da UFJF, a fim de oferecer suporte  técnico-institucional aos ingressantes e promover a integração de servidores ao ambiente de trabalho.

Os cursos são oferecidos pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, através da Coordenação de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas (CCDP). A lista completa das modalidades, da carga horária, assim como número de vagas de cada curso e datas e horários, pode ser conferida através deste link.

Plano Anual de Capacitação
A agenda de capacitação é apresentada em consonância com as demandas levantadas junto às unidades acadêmicas e administrativas da Universidade, através do Levantamento Anual de Necessidades, bem como indicações vindas dos relatórios do Programa de Avaliação de Desempenho dos TAEs (Proades) e das diretrizes apontadas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

O Plano Anual de Capacitação (PAC) visa proporcionar condições para o desenvolvimento de habilidades, atitudes e conhecimentos que possam contribuir para a qualificação profissional e pessoal do servidor e para a melhoria contínua dos processos de trabalho, impulsionando assim o desenvolvimento institucional.

“A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas entende que uma das formas mais adequadas de se oferecer oportunidades de desenvolvimento na carreira é por meio da capacitação de seus  servidores – docentes e técnicos. Por esta razão, os respectivos gestores devem trabalhar no sentido de identificar as necessidades e carências de seus setores a fim de que juntos possamos trabalhar para uma Universidade mais dinâmica, competente e participativa”, destaca a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Kátia Castro.

Outras informações:
(32) 2102-3937 / (32) 2102-3973 – Pró-reitoria de Gestão de Pessoas