(Foto: Leandro Mockdece/UFJF)

Exame acontece nos dias 4 e 11 de novembro, com inscrições de 7 a 18 de maio (Foto: Leandro Mockdece/UFJF)

Nesta quarta-feira, 21, o Diário Oficial da União (DOU) publicou o edital do Enem 2018, que conta com algumas novidades em relação ao último ano, como a ampliação da duração para a prova do segundo dia na área de Exatas, de Matemática e Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia). Os candidatos terão agora 5 horas para responder às questões, 30 minutos a mais que em 2017. Já para o primeiro dia, os candidatos continuarão tendo cinco horas e meia. A prova envolve questões de Linguagens e Ciências Humanas, além de redação. O Exame está marcado para os dias 4 e 11 de novembro

Outra mudança importante foi com relação aos critérios de isenção. Candidatos isentos no Enem 2017 que faltaram aos dois dias de prova e não apresentaram justificativa, ou cuja justificativa foi reprovada após recurso, deverão pagar taxa de inscrição se quiserem fazer o exame em 2018. O valor é de R$ 82, o mesmo do ano passado.

Além disso, o pedido de isenção, neste ano, acontece entre os dias 2 e 11 de abril, isto é, antes do período de inscrição, de 7 a 18 de maio. Todos os candidatos devem se inscrever para o exame no mês de maio, inclusive aqueles que tiverem seus pedidos de isenção contemplados. As alterações com relação à isenção da taxa do exame foram justificadas pelo índice de abstenção de 32% no Enem 2017, o maior dos últimos sete anos, provocando desperdício de recursos públicos.

Confira aqui os dados completos sobre o edital do ENEM 2018.

Cronograma Enem 2018:
2 a 11 de abril – Solicitação de isenção da taxa de inscrição
7 a 18 de maio – Inscrições
7 a 23 de maio – Pagamento da taxa de inscrição
28 de maio a 3 de junho – Solicitação de atendimento pelo nome social
4 de novembro e 11 de novembro – Aplicação das provas