“É um assunto de extrema importância para garantirmos água em quantidade e qualidade para as futuras gerações”, afirma o pesquisador Resende (Foto: Visualhunt)

“É um assunto de extrema importância para garantirmos água em quantidade e qualidade para as futuras gerações”, afirma o pesquisador Celso Bandeira (Foto: Visualhunt)

No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, uma data destinada à conscientização sobre a preservação de recursos hídricos. Para fomentar o debate sobre essa questão, acontece o III Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, entre os dias 27 e 29 de agosto, na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A data limite para a submissão de trabalhos é 1° de abril.

O evento tem como objetivo principal, de acordo com o do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFJF, Celso Bandeira, “a apresentação e discussão de trabalhos técnico-científicos realizados na bacia do rio Paraíba do Sul, a partir das instituições de pesquisa e pesquisadores autônomos, na temática dos recursos hídricos”. A temática deste ano foi intitulada como Sustentabilidade hídrica na bacia do rio Paraíba do Sul: desafios atuais e futuros”.

simpósio contará com mesas redondas abordando diversos assuntos relacionados à manutenção e sustentabilidade dos recursos hídricos. Segurança de barragens, gestão da qualidade da água e mudanças climáticas serão alguns dos temas abordados. “Vários setores dependem desses recursos, não só para sobrevivência, mas também para a economia. Então é fundamental discutirmos os problemas dos mananciais e sustentabilidade desses recursos. É um assunto muito atual e de extrema importância para garantirmos água em quantidade e qualidade para as futuras gerações”, destaca Bandeira, que atua como organizador do evento.

Os interessados em encaminhar trabalhos para o simpósio devem seguir o modelo disponibilizado e enviá-lo pelo formulário de inscrição. O evento confere certificado para todos os participantes.

Outras informações
III Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul