Cúpula do Planetário é a maior do estado de Minas Gerais (Foto: Ciro Cavalcanti)

O Planetário da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abre suas portas para receber o público a partir desta terça-feira, dia 20. Nos primeiros três dias de agendamento on-line, já foram registrados mais de 1.635 inscrições, correspondendo a 62% dos ingressos disponíveis para os dois próximos meses.

O acesso ao espaço é gratuito, e as visitas – tanto da população em geral quanto de escolas e instituições de ensino – podem ser agendadas on-line. A estimativa anual é de que 60 mil pessoas visitem o Planetário, que é o maior de Minas Gerais, com uma cúpula de 12 metros de diâmetro.

Mais datas serão disponibilizadas
As datas disponíveis para visitação nos próximos meses (maio, junho e julho) serão disponibilizadas para agendamento on-line no dia 2 de abril. “Quem estiver realizando uma visita espontânea ao Centro, sem ter marcado anteriormente, pode participar de uma sessão, caso ainda existam lugares disponíveis”, aponta o coordenador de Astronomia do Centro de Ciências, Cláudio Teixeira. O espaço funciona de terça-feira a domingo, oferecendo sessões com duração de 30 minutos cada. Uma vez agendado, o ingresso poderá ser baixado no próprio celular do visitante e, então, apresentado na porta do local.

A primeira turma acolhida pelo espaço é da Escola Estadual Maria das Dores (Foto: Twin Alvarenga)

A primeira visita
Nesta terça-feira, foi realizada a primeira visita ao Planetário, após a sua inauguração oficial na última sexta-feira, 16. A primeira turma acolhida pelo espaço é da Escola Estadual Maria das Dores, que atende pessoas com deficiência em Juiz de Fora. “É uma aprendizagem e uma alegria muito grandes”, afirma a diretora da escola, Maria Aparecida Godinho. “Fiquei super feliz que somos a primeira escola de Juiz de Fora a visitar o Planetário — foi incrível e muito interessante para eles.”

Conheça o Planetário

O local tem a capacidade de 90 lugares e conta com um equipamento de referência mundial, o Skymaster ZKP 4, um modelo mais realista do que os anteriores, com sistemas de controle e de operação inteligente integrados ao seu software astronômico. As projeções são realizadas em uma cúpula de 12 metros de diâmetro — a maior do estado –, que possibilita a representação dos planetas, o Sol, a Lua e outros componentes do sistema solar, fazendo com que o público mergulhe em nosso Universo. A sessão “A origem da vida”, voltada para todas as idades, aborda fatos como o Big Bang, a extinção dos dinossauros e fenômenos físicos da terra. Já a outra sessão, “Astronomitos”, é indicada para crianças de 6 a 12 anos — nela, os pequeninos desfrutam da história das constelações e sua relação com a mitologia grega, compreendendo como funcionam alguns conceitos físicos dos corpos celestes e do planeta Terra.

O Planetário é parte do Centro de Ciências, um dos maiores complexos de divulgação científica do país, que conta com mais de 3 mil metros quadrados e é composto por diversas atrações, como o Observatório Astronômico, Museu da Malacologia, Sala de Arqueoastronomia e exposições sobre temas científicos.

Outras informações:
Agendamento para escolas, grupos e instituições de ensino
(32) 2102-6913 / (32) 2102-6914 / (32) 2102-6923 (Centro de Ciências)