Grupo de pesquisa "Religiões e Religiosidades Indígenas" recebe o professor da Unimontes, Heiberle Horácio para palestra no ICH (Foto: Divulgação)

Grupo de pesquisa “Religiões e Religiosidades Indígenas” recebe o professor da Unimontes, Heiberle Horácio, para palestra no ICH (Foto: Divulgação)

Grupo de Pesquisa (GP) em Religiões e Religiosidades Indígenas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove a palestra “Itinerários etnográficos: a religiosidade do povo indígena Xakriabá”. A atividade será ministrada pelo professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Heiberle Hirsgberg Horácio, nesta quinta-feira, dia 22, às 18h, no Anfiteatro 2 do Instituto de Ciências Humanas (ICH). Não há exigência de inscrição prévia.

A professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da UFJF, Maria Cecília dos Santos Ribeiro Simões, explica que este será o primeiro evento do ano aberto ao público em geral. Os objetivos são trazer para a universidade a discussão a respeito das religiosidades nos contextos indígenas;  despertar o interesse de alunos e pesquisadores para essa questão; e divulgar a produção científica do grupo.

Segundo Maria Cecília Simões, a palestra é fruto da pesquisa de Pós-Doutorado em Ciências Sociais, realizada pelo professor Heiberle Horácio, na UFJF. “É baseada em um artigo do professor que aponta alguns aspectos da religiosidade do povo indígena Xakriabá, e algumas possibilidades para reflexões sobre as dinâmicas da religiosidade desse povo indígena, que faz parte da família linguística Jê – Akwên – embora atualmente seja falante do português. Os Xakriabá habitam a microrregião do Vale do Peruaçu, no Alto Médio São Francisco, vivendo na margem esquerda do rio, entre os biomas da caatinga e do cerrado”, destaca Maria Cecília.

O Grupo de Pesquisa em Religiões e Religiosidades Indígenas da UFJF foi iniciado em outubro de 2017, e pretende reunir esforços para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à religiosidade dos povos indígenas em seus diversos aspectos, a partir de olhares multidisciplinares pautados pela perspectiva da Ciência da Religião. O grupo atua em duas linhas de pesquisa: Religiosidades Indígenas e Missões em áreas indígenas, sendo liderado pelos professores Maria Cecília Simões e Heiberle Horácio.

Outras informações: (32) 2102-3164 ou coord.bach@ufjf.edu.br

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião