A Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal de Juiz de Fora (FAU-UFJF) recebe, nesta quarta-feira, 21, a palestra “Ruas Completas”, ministrada pela analista de desenvolvimento urbano da WRI Brasil Cidades Sustentáveis Luisa Feyo Peixoto. O evento,  que busca discutir princípios e diretrizes de projetos para ruas mais sustentáveis, é gratuito e acontece às 14h, na Faculdade de Engenharia.

Além de ocupar um grande espaço nas ruas e agredir o meio ambiente, o planejamento urbano que coloca o carro como prioridade inibe outras formas de locomoção, reduzindo a possibilidade de criação de ciclovias e aumentando os trajetos para quem está a pé. Países como a França, a Dinamarca e até os Estados Unidos já tomam medidas no sentido de incentivar outros modos de locomoção com êxito em suas experiências. No caso do Brasil, por outro lado, ainda prevalecem as obras que visam melhorar o fluxo de automóveis nas grandes cidades com a criação e ampliação de vias.

Fernando Lima, professor da FAU-UFJF, aponta que é fundamental desenvolver uma nova forma de se pensar a rua. “É necessária uma nova lógica de pensamento urbano, que produza ruas acessíveis, seguras e inclusivas, com espaços que priorizem pedestres e ciclistas e não sejam pensados apenas em função dos automóveis”. A cidade bem planejada deve propiciar condições para que os moradores tenham acesso a todos os serviços que ela oferece, garantindo segurança e conforto durante seus trajetos, sejam eles em automóveis, ônibus, bicicletas ou mesmo a pé.

A palestra faz parte de um convênio da FAU com a WRI Brasil Cidades Sustentáveis,a  Frente de Prefeitos e a Prefeitura de Juiz de Fora. O tema também se relaciona com as atividades de extensão “Projeto e Mobilidade Urbana”. As inscrições serão feitas no local e serão emitidos certificados para os participantes.

Data: 21/03/2018

Horário: 14h

Local: Sala 4118 (escadinha) da Faculdade de Engenharia da UFJF

Outras informações: 2102-3359  – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo