(Imagem: Divulgação)

Iniciativa visa construir brinquedos na área de lazer da Escola Municipal Vereador Marcos Freesz (Imagem: Divulgação)

O projeto de extensão “Relações Urbanas e Arquitetônicas: Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo” (Rua Emau), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realiza neste sábado, 17, e domingo, 18, o mutirão “Parque na Escola”, para execução de um projeto arquitetônico na Escola Municipal Vereador Marcos Freesz, no bairro Eldorado, região Nordeste de Juiz de Fora. O movimento é a etapa final de uma iniciativa conduzida pelos integrantes do projeto desde meados de 2015 e visa a construção de brinquedos na área de lazer do colégio, ampliando as possibilidades de diversão dos alunos.

De acordo com o estudante do sexto período do bacharelado em Arquitetura e Urbanismo da UFJF e um dos bolsistas do Rua Emau, Augusto Miranda, o objetivo do projeto é promover a aproximação entre as pessoas do bairro e a própria localidade. “Muitas pessoas têm um certo desprazer de morar em determinadas regiões. Sempre tentamos quebrar esse estigma, destacando a importância do local para a cidade. Por isso trabalhamos com comunidades organizadas, fortalecendo o sentimento de pertencimento, estimulando um cuidado maior com o ambiente e o orgulho de residir nele”, explica.

“O mutirão é indicação de uma papelaria, que nos colocou em contato com a direção da Escola. Essa aproximação começou com outro grupo de estudantes que integrava o Rua Emau à época e está concluindo a graduação agora”, pontua o estudante. “Agora, assumimos a responsabilidade de entregar esse projeto, seguindo uma de nossas principais diretrizes, que é executar um movimento participativo, onde a população do bairro e os alunos e professores da escola estão ativa e diretamente envolvidos no processo”, afirma.

Segundo Miranda, essa interação é algo difícil de acontecer dentro da Arquitetura, sobretudo quando se trata de um projeto que abrange um bairro, por exemplo. “É o processo que gera a ideia final, o que vai ser construído. Depois que a gente conclui essa grande etapa, que demanda um certo tempo, começamos a buscar os materiais para poder viabilizar a construção. Já estabelecemos parcerias, que resultaram na doação de madeira, pallets e outros materiais necessários para a execução do que foi planejado”.

Como participar
Para a última etapa, que acontece neste final de semana, o Rua Emau convida também toda a comunidade acadêmica a participar. “É um momento muito importante. Arrisco dizer que é o mais legal de todo o projeto. É onde a gente consegue colocar a mão na massa e, enfim, conciliar a teoria com a prática. Eu, por exemplo, terei a primeira oportunidade de pisar em um canteiro de obras, uma prática que faz parte do cotidiano de um arquiteto. Além disso, emitiremos certificados de participação”, informa.

A Escola Municipal Vereador Marcos Freesz fica na rua Professor Pelino de Oliveira, s/n, Bairro Eldorado Os interessados em participar do mutirão devem confirmar presença no evento no Facebook e efetuar a inscrição via formulário on-line. O procedimento é necessário para a concessão dos certificados. Neste sábado, as atividades têm início às 9h, enquanto no domingo, começam às 12h. As linhas de ônibus e os pontos de encontro para os participantes irem juntos ao local estão sendo divulgados na própria página do evento.

Outras informações
(32) 9 9908-1997 / (32) 9 9982-7703 / rua.emau@arquitetura.ufjf.br (Rua Emau – UFJF)

Conheça o Rua Emau.