O cantor Alef Silva e seu disco, feito através de projeto de extensão da UFJF (Foto: Victor Marcelino)

O cantor Alef Silva e seu disco, feito através de projeto de extensão da UFJF (Foto: Victor Marcelino)

O Coro Acadêmico da UFJF selecionou seis vozes para se juntarem ao grupo em 2018. O resultado foi publicado nesta quarta, 14. Um dos aprovados é Alef Silva, cantor de 24 anos que participa de projetos na Universidade desde criança.  

Os convocados no processo seletivo foram avaliados nos quesitos segurança rítmica e de afinação, desenvoltura e fraseado, adequação da emissão vocal e tessitura e extensão. Segundo o professor do Departamento de Música da UFJF e regente do Coro Acadêmico, Willsterman Sottani, Alef destaca-se pela capacidade de projeção de longo alcance. “Ele tem qualidades vocais previamente construídas. Alef já veio com algumas habilidades prontas”, comenta Sottani. Alef conta que a correria entre trabalho e aulas no conservatório não deixou muito tempo para a preparação. “Cheguei a estudar de madrugada”, diz.

O Coro Acadêmico é vinculado à Pró-reitoria de Extensão e à Pró-reitoria de Graduação, e tem como característica o canto de músicas compostas originalmente para coral. Sottani destaca que quem trabalha no Coro Acadêmico da UFJF deseja fazer um repertório diferenciado. “Nosso repertório é muito amplo e de alta complexidade”, observa.

O desejo de expandir o repertório e a paixão por música clássica motivaram Alef a se inscrever no processo seletivo. Com a aprovação, o cantor espera que o coro sirva como vitrine para novas oportunidades e ajude no desenvolvimento de sua preparação vocal e de palco.

Trajetória
A Universidade faz parte da carreira do cantor desde a infância. Em 2003, com 9 anos, o artista ganhou a segunda edição do projeto “Canta Criança”, organizado pela UFJF no Cine Theatro Central. No ano passado, através de um projeto de extensão universitário, o cantor, que sonha em cursar Música na UFJF, realizou o sonho de lançar seu primeiro CD: “Graças ao CD, estou tendo mais oportunidades. Sou chamado para apresentações e fui convidado para fazer aulas no conservatório. Eu não sei onde estaria se não fosse a UFJF.”