A Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra), em parceria com a Faculdade de Engenharia e a Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou, na última segunda-feira, 5, edital para seleção de alunos de graduação para estágio curricular obrigatório não remunerado. São oferecidas 16 vagas, sendo:

Engenharia Elétrica

Arquitetura e Urbanismo

Engenharia Mecânica

1 vaga

Engenharia Ambiental e Sanitária

1 vaga

Engenharia da Produção

2 vagas

“O estágio permite aos alunos conhecer os desafios e a dinâmica do exercício profissional, aplicando na prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e ainda contando com a supervisão dos servidores engenheiros e arquitetos da pró-reitoria”, afirma o engenheiro eletricista da Proinfra, Pablo Furtado.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas através de formulário online, disponibilizado na página da Proinfra. O candidato deve anexar cópia do histórico escolar da graduação, emitido pelo Siga, e enviar o formulário preenchido até o dia 18 de março, domingo. É preciso ter disponibilidade de 12 horas semanais.

Processo de seleção

A seleção dos candidatos ocorrerá em duas etapas: na primeira, classificatória e eliminatória, uma comissão do setor irá avaliar os seguintes critérios: previsão de conclusão do curso;  disponibilidade de horários e Índice de rendimento dos acadêmico (IRA). Serão classificados até até três candidatos por vaga ofertada, para cada curso.

Na segunda etapa, os candidatos classificados na fase anterior serão entrevistados por profissionais da Proinfra, de acordo com as respectivas áreas. A entrevista avaliará os conhecimentos básicos de cada candidato.

Os candidatos classificados que excederem as vagas ofertadas irão compor cadastro de reserva e poderão ser convocados de acordo com as necessidades do setor. A divulgação da classificação final está prevista para o dia 30 de março na página da Proinfra.

Como é o estágio?

O estágio será realizado na Proinfra, no campus sede. As atividades do setor estão relacionadas com a elaboração, acompanhamento, coordenação e fiscalização de projetos e estudos técnicos de Engenharia e Arquitetura, obras e/ou manutenção das instalações da UFJF.

O desenvolvimento das atividades de estágio será supervisionado por profissional da Pró-reitoria em cada uma das respectivas áreas técnicas. O estágio contará também com acompanhamento de professor responsável da Comissão de Orientação de Estágio em cada curso.

Além disso, conforme argumenta Furtado, “o estágio leva os alunos a conhecer as instalações e infraestrutura da UFJF sob uma perspectiva diferente, uma vez que a Proinfra não é uma unidade acadêmica na qual os alunos normalmente convivem ao longo da sua formação”.

A carga horária total a ser cumprida será aquela prevista pelo currículo de cada curso.

Confira aqui o edital.

Outras informações: (32) 2102-3712 – Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão