A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sediará, entre esta segunda-feira, dia 5, e quinta-feira, 8, o XV Workshop da ReCiMe (Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias), cujo tema será “Desafios da Pesquisa Teórico-Metodológica sobre Cidades Médias”. Esta é a primeira vez que o evento, realizado com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), acontece em Juiz de Fora e a segunda, em Minas Gerais, nos 11 anos de existência da Rede.

De acordo com o professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFJF e organizador do evento, Wagner Batella, o Brasil, em particular, sempre produziu cidades metropolitanas, uma realidade que começou a mudar a partir dos anos 70. “O processo de interiorização, estimulado até recentemente por iniciativas como Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), contribuiu para que o país deixasse de ser ‘litorâneo’. É um movimento que criou oportunidades, mas também problemas na vida urbana, que precisam ser estudados”.

O professor enfatiza a necessidade de envolvimento de diversos setores na nas discussões. “É imprescindível ir além da mobilização de pesquisadores, envolvendo outros setores da sociedade no direcionamento dos debates. Ao mobilizar gestores de diferentes instâncias, as pesquisas desenvolvidas pela Rede ganham uma dimensão ainda maior, pois, embora nossa produção de conhecimento seja expressiva, ela precisa subsidiar decisões estratégias e amenizar os desafios vivenciados nos centros urbanos, tais como segurança e mobilidade urbana”, explica. No Workshop esses temas serão discutidos em mesas-redondas e cinco oficinas, conforme a programação.

Batella explica que os gestores, de forma geral, também estão em posição de tomar decisões, o que facilita a conversão do conhecimento em projetos concretos. “Isso inclui a iniciativa privada, fundamental para catalisar a inovação proposta pelo meio científico”. Integrada por 17 universidades brasileiras, duas argentinas e uma espanhola, a Rede pauta políticas públicas nacionais e internacionais voltadas para cidades médias, por meio de parceria com a Cátedra Unesco da Universitat de Lleida (Espanha) “Ciudades Intermedias: urbanización y desarrollo”.

A Rede

A ReCiMe é um grupo que reúne pesquisadores do Brasil, Chile, Argentina e Espanha e tem por objetivo explicar o processo de interiorização da urbanização e o surgimento de cidades médias, que desempenham importantes papéis regionais. Em Minas Gerais, além da UFJF, a Rede também reúne a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – que recebeu a primeira edição do evento no estado, em 2007 – e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).

A 15ª edição do Workshop é aberta a toda a comunidade e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página do evento ou presencialmente.

Outras informações: (32) 2102-3166 ou 2102-3167 ou ppg.geografia@ufjf.edu.br (Programa de Pós-Graduação em Geografia)