mesa_trabalho_computador_celular_bloco_revista_ufjf-630x291O ingresso em bolsas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se renova a cada início de semestre, quando são lançados os novos editais de seleção. A Universidade possui centenas de projetos cadastrados, atendendo aos mais variados perfis de estudantes. Veja abaixo as modalidades.

A relação de oportunidades está sendo atualizada diariamente no Portal do Estudante, de acordo com o envio dos editais pelos professores. É preciso também ficar de olho nos quadros de aviso nas unidades, geralmente eles ficam perto das secretarias.

Treinamento Profissional
Nessa categoria, o bolsista precisa se dedicar por 12 horas semanais a atividades que auxiliem professores e técnicos-administrativos da UFJF. A remuneração é de R$ 340 mensais, e a bolsa tem duração de dois semestres letivos, podendo ser prorrogada por mais dois. Veja aqui as vagas abertas.

Iniciação Científica
A iniciação Científica trabalha em pesquisas científicas e tecnológicas, que contribuem com novas descobertas e produtos para transformar a vida da sociedade. O estudante interessado em auxiliar os professores a desenvolverem essas atividades deve ficar atento aos editais lançados. As bolsas de iniciação científica têm remuneração variável de acordo com a fonte financiadora, variando de R$340 a R$400.

Monitoria
Para os estudantes que se identificam com a prática de repassar conhecimento e têm afinidade com a carreira de magistério, uma opção é a bolsa de Monitoria. Como monitor, o estudante ajuda os professores a esclarecerem as dúvidas dos alunos em determinada disciplina. O candidato precisa ter sido aprovado na disciplina em questão. A bolsa tem duração de um semestre letivo, podendo ser prorrogada por mais um. A dedicação é de 12 horas semanais, com remuneração mensal de R$ 340. Confira as oportunidades aqui.

Estágios
O estágio é uma atividade de caráter educativo e complementar ao ensino, com a finalidade de integrar o estudante em um ambiente profissional, proporcionando vivência e experiências em sua área preferida. Na UFJF, o estágio obrigatório varia entre os cursos de graduação. Para que o estágio seja validado, o aluno deve ingressar em uma empresa conveniada à Universidade ou a projetos da própria Universidade. O estágio pode ser remunerado ou não. Confira as oportunidades aqui.

Extensão
Ainda com a proposta de ir além dos muros da universidade, os projetos de Extensão possibilitam aos bolsistas lidarem diretamente com a população da região. Os serviços prestados são diversos e incluem assistência médica, jurídica, realização de atividades físicas e de lazer. A carga horária e remuneração vão de acordo com cada edital. Confira as oportunidades aqui.