Reitor Marcus David participou do evento que contou com participação de representantes do empreendedorismo regional (Foto: Alice Côelho)

Reitor Marcus David participou da abertura do evento que com representantes do empreendedorismo regional (Foto: Alice Côelho)

Na primeira reunião do programa Alianças Estratégicas, que aconteceu na última quarta-feira, dia 28, na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foram definidos nove eixos temáticos de desenvolvimento socioeconômico a serem trabalhados e discutidos na região da Zona da Mata e Vertentes. O evento, dividido em dois momentos,contou com a presença do Reitor Marcus David, de representantes do ecossistema empreendedor da região e do Grupo de Trabalho Desenvolvimento e Inovação da Zona da Mata Mineira (GDI-Mata).

O programa foi promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), que foi representada nesta primeira reunião pela Subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Elisa Costa, e pelo Subsecretário de Ensino Superior, Márcio Portes.

“A ideia sempre foi aproximar todo o conhecimento e expertise acumulados que as instituições de ensino superior têm, em termos de pesquisa, extensão e soluções, aos atores da sociedade. O estado entra como um terceiro ator, realizando a conexão entre essas soluções que as universidades têm com as demandas que a sociedade possui”, explica Márcio Portes. A Sedectes também é a responsável por angariar os recursos – com a Fapemig ou outros possíveis investidores – para que estas pesquisas sejam colocadas em prática, nos projetos estabelecidos por cada coordenação regional. E, caso apareçam pesquisas semelhantes dentro do estado, mas em grupos territoriais distintos, a Secretaria irá articulá-las para que sejam pensadas soluções em conjunto.

Estabelecimento dos gestores regionais e eixos temáticos

Nesta etapa do Alianças Estratégicas, além de serem definidos os eixos temáticos, foram definidos também os gestores regionais do programa, que ficarão responsáveis por organizar grupos temáticos de trabalho para cada eixo e, futuramente, elaborar projetos para serem enviados à Sedectes.

Foi acordado na tarde desta quarta-feira, 28, que fazem parte do grupo gestor da Zona da Mata e Vertentes: as universidades federais de Juiz de Fora (UFJF), São João Del Rei (UFSJ) e Viçosa (UFV), juntamente com suas respectivas fundações de apoio e desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão, sendo elas Fadepe, Fauf e Funarbe. O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste), a prefeitura de Juiz de Fora, a Embrapa, a Emater, o Sebrae, a Epamig e a Sedectes fecham o grupo gestor.

Para o Diretor de Inovação da UFJF e Diretor do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt/UFJF), Ignacio Delgado, a entrada no programa é positiva para todos os envolvidos. “As universidades poderão fazer a aplicação prática do conhecimento de seus pesquisadores. Além de estarem envolvidas em um processo coletivo, que tem como meta o desenvolvimento dos territórios onde estão situadas, tendo mais possibilidades para captação de recursos próprios. E do ponto de vista do setor produtivo, estas duas regiões são deprimidas economicamente, e abrimos uma janela para o crescimento delas. Desta forma, elas ganham em competitividade e aumentam sua rentabilidade e a geração de emprego.”

Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo Natural de Juiz de Fora, João de Matos Neto, “nós ganhamos mais uma oportunidade singular para transformamos a Zona da Mata e Vertentes em um grande negócio para nossas comunidades. Nossa maior importância hoje, como órgãos públicos, é pensar no futuro, pois há muito tempo que estamos apenas realizando tarefas. É melhor para o desenvolvimento destas regiões planejar e acontecer, do que ficar resolvendo questões pontuais que aparecem.”

Com base no cenário econômico de suas cidades, os presentes estabeleceram os seguintes eixos temáticos: turismo; complexo Econômico Industrial da Saúde; bovinocultura; energia/ Tecnologia da Informação e Comunicação; agricultura familiar; logística; ambiente; empreendedorismo tecnológico e revitalização da indústria tradicional.

As próximas reuniões do programa Alianças Estratégicas serão definidas pelo grupo gestor, e nas discussões de cada grupo temático serão convidados representantes do setor produtivo que façam parte dos eixos definidos, como cooperativas e associações.

Outras informações: (32) 2102-3435 – Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt)