Uma tese de doutorado realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) propõe mudanças metodológicas e novas estratégias para os testes da chamada Teoria da Mente. Em linhas gerais, os resultados desse estudo podem auxiliar no entendimento de como crianças – na faixa etária de 5 e 6 anos – se colocam na perspectiva de outro indivíduo.  A pesquisa é da acadêmica Juliana Pacassini Alves, aluna do Programa de Pós-Graduação em Linguística.

Os primeiros passos do estudo foram dados ainda durante o mestrado e, em virtude dos resultados positivos obtidos em um primeiro momento, a doutoranda decidiu por aplicar as mesmas adaptações em um nível mais avançado. A acadêmica dedicou os primeiros anos do doutorado ao levantamento dos dados já existentes e à análise dos textos canônicos da área. Posteriormente, foram realizados experimentos por meio de atividades controle, inicialmente aplicadas a adultos universitários e, por fim, a crianças de escolas públicas do município mineiro de São João Nepomuceno.

Segundo a pesquisadora, o objetivo geral é contribuir para os trabalhos que utilizam um campo de interação entre Linguagem e Teoria da Mente (ToM). A ToM é uma das bases fundamentais da pesquisa e é definida por Juliana como “a habilidade de compreender estados mentais próprios e dos outros, para, por meio deles, predizer ações e comportamentos.”

A partir desse contexto, a acadêmica investigou demandas cognitivas linguísticas relacionadas ao desenvolvimento da Teoria da Mente. “Por se tratar de uma habilidade sociocognitiva, caracterizar as possíveis demandas envolvidas pode ser uma forma de auxiliar nas atividades de interação e nas inferências sobre o pensamento do outro, bem como nas relações sociais, que dependem da linguagem”, explica Juliana.

Tendo em vista a qualidade dos resultados obtidos e o sucesso na aplicabilidade do estudo, a pesquisadora crê no potencial de contribuição do trabalho para o progresso da temática. “Pretende-se com o estudo não só investigar melhor como o desenvolvimento da ToM pode contribuir para o aprimoramento linguístico da criança, mas também verificar em que medida o domínio de uma língua pode ser fundamental ao desenvolvimento de uma Teoria da Mente.”

Contato:
Juliana Pacassini Alves (doutoranda)
jpalves@fiemg.com.br

Banca examinadora:
Prof.ª Dr.ª Luciana Teixeira (orientadora – UFJF)
Prof.ª Dr.ª Sandra Aparecida Faria de Almeida (UFJF)
Prof.ª Dr.ª Amitza Torres Vieira (UFJF)
Prof. Dr. Márcio Martins Leitão (UFPB)
Prof. Dr. Eduardo Kenedy Nunes Areas (UFF)

Outras informações: (32) 2102-3134 –  Programa de Pós-Graduação em Linguística