Acadêmico utilizou Análise de Discurso para investigar discursividades de líderes religiosos (Foto: Twin Alvarenga)

Ricardo Rodrigues Assis utilizou Análise de Discurso para investigar discursividades de líderes religiosos (Foto: Twin Alvarenga)

A busca pela compreensão de como os líderes religiosos utilizam os recursos discursivos na televisão brasileira motivou o acadêmico Ricardo Rodrigues Assis a desenvolver a sua dissertação de mestrado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A pesquisa foi apresentada no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom), nesta terça-feira, 27.

O pesquisador utilizou, inicialmente, três bases de dados para fundamentar suas análises: a Pesquisa Brasileira de Mídia (PBM), o levantamento da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Através dessas análises, foi possível identificar que, mesmo com todo o avanço tecnológico, a TV ainda é o meio de comunicação mais buscado, além de obter o tempo médio de programação na TV aberta dos programas de cunho religioso e, por fim, entender o perfil socioeconômico de cada religião analisada”, aponta o mestrando.

O acadêmico analisou casos específicos  de expoentes de três diferentes religiões e seus respectivos programas: Padre Marcelo Rossi, representante do catolicismo; Divaldo Pereira Franco, do espiritismo; e Valdemiro Santiago, do evangelismo neopentecostal. A hipótese formulada por Ricardo Assis inicialmente apontava para o fato de que “cada líder religioso se apropriaria dos recursos da mídia de mercado a fim de alcançar consumidores-fiéis, havendo um discurso diferente em cada um dos segmentos, já que existem diferenças de um público para o outro, sem contar que inicialmente se pensou que cada religião dialogaria apenas com seu público”.

Para o professor Márcio de Oliveira Guerra, orientador da pesquisa, o trabalho fornece resultados substanciais sobre a temática e tem muito a contribuir para a análise dos discursos religiosos no meio televisivo. “Ricardo fez uma análise minuciosa sobre como são as especificidades das falas e os objetivos de cada líder religioso ao proferirem seus discursos na televisão. Observa-se que há sempre uma necessidade de manter seu público cativado, mas também existe o desejo de persuadir novos fiéis.”

A metodologia de pesquisa utilizada foi a Análise de Discurso (AD), tendo em vista as possibilidades de leitura permitidas, considerando as diferentes materialidades contidas numa discursividade na TV (imagem, som, gestual, por exemplo). O mestrando acredita que as lideranças religiosas encontraram no meio televisivo um eficiente aparato de divulgação de doutrinas. Além disso, o acadêmico concluiu que por representarem uma autoridade frente aos seus seguidores, a atuação do discurso religioso na TV tende a potencializar cada vez mais a influência desses líderes perante seus fiéis. Outra observação apontada por Assis foi a de que há um público híbrido que busca, nos programas religiosos, independente da vertente, soluções imediatas para conflitos morais e materiais, evidenciando a realidade desigual da maioria da população brasileira.

Ricardo Rodrigues Assis

rickassisjf@gmail.com

Márcio de Oliveira Guerra

marcio.guerra@ufjf.edu.br