40425960371_d69c229e9b_z

Vitor Silva Ramos observou que engajamento nas redes sociais surge como uma importante ferramenta de interação com os cidadãos (foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Com o objetivo de identificar os mecanismos e os impactos das estratégias comunicacionais utilizadas pelos vereadores de Juiz de Fora no relacionamento com a população, o acadêmico Vitor Silva Ramos desenvolveu sua dissertação de mestrado na Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF). O estudo foi apresentado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, na última quinta-feira, dia 22 .

O mestrando analisou o caso de todos os dezenove vereadores que compõem a Câmara Municipal e constatou que, destes, apenas dois não possuem nenhum assessor de comunicação. Além disso, foi realizado um “geografiado” do voto e constatou-se que a atenção de alguns parlamentares é voltada principalmente para seus redutos políticos, nos quais habitam grande parcela do seu eleitorado.

Segundo o acadêmico, como o material de comunicação desenvolvido é relativamente simples em alguns casos, um dos principais questionamentos do estudo se dá com relação ao efeito dessas produções para os vereadores. Tendo em vista esse cenário, o pesquisador observou que o engajamento nas redes sociais surge como uma importante ferramenta de interação com os cidadãos, se destacando pela viabilidade e efetividade.

Vitor trabalha na Câmara Municipal desde 2016 e sua experiência profissional serviu de motivação para a elaboração da pesquisa. “Como estou dentro do cenário analisado me comprometi ao máximo em me distanciar dos fatos. Desde que iniciei minhas atividades na Câmara, notei que muitas coisas eram voltadas para determinado bairro, associação de moradores ou sindicato. Entender as motivações dessas ações e como se davam essas estratégias me motivou a desenvolver o estudo.”

Para o professor orientador, Márcio de Oliveira Guerra, a pesquisa se destaca pela seriedade na análise dos dados e se mostra como uma potencial fonte de informações do contexto comunicacional da política juiz-forana. “É um trabalho muito importante e muito sério. Com ele, a população, os partidos e os jornalistas políticos podem compreender com clareza como esses parlamentares utilizam as ferramentas comunicacionais para divulgar o que eles fazem e como fazem.”

Contatos:
Vitor Silva Ramos (mestrando)
vitorsr@yahoo.com.br

Márcio de Oliveira Guerra (orientador – UFJF)
marcio.guerra@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Prof. Dr. Márcio de Oliveira Guerra (UFJF)
Prof. Dr. Luiz Ademir de Oliveira (UFJF)
Prof. Dr. Francisco Ângelo Brinati (UFSJ)

Outras informações: (32) 2102-3616 – Programa de Pós-Graduação  em Comunicação