Arquitetura Imaginada será debatida em evento internacional com participação da UFJF, da USP e da ULisboa (Foto: Pixabay)

Arquitetura Imaginada será debatida em evento internacional com participação da UFJF, da USP e da ULisboa (Foto: Pixabay)

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora  (FAU-UFJF) será representada pelo grupo de pesquisa DOMVS no V Seminário Internacional Arquiteturas Imaginadas – Representação gráfica arquitetônica e outras imagens. Gratuito e aberto a toda sociedade, o encontro será realizado entre os dias 5 e 9 de março, no Centro Universitário Maria Antônia, da Universidade de São Paulo (USP). Nesta edição, o seminário tem como tema central “Desenho (…) Cidade (…) Corpo, Habitando a Terra”, e é uma atividade conjunta entre o Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa (Ciaud – ULisboa), a USP e a UFJF.

O professor da FAU – UFJF, Ricardo Ferreira Lopes, participa do comitê organizador e científico do seminário e conta que um dos objetivos é conhecer o corpo na/da cidade através do desenho e, então, problematizar a associação entre desenho e cidade a partir da percepção do corpo. “Iremos discutir como o desenho da cidade e os elementos que a identificam – área geográfica, habitantes, paisagem natural ou construída, dados e fatos presentes -, são representados e identificados através da presença e ação do corpo na forma de gestos, movimentos, intervenções, deslocamentos ou permanências.”

Segundo Lopes, após identificar a presença do corpo no desenho da cidade, o seminário também pretende refazer, reimaginar e repensar as arquiteturas e os artefatos e, no seu conjunto, a cidade. Estas reflexões e críticas serão feitas através de palestras, conferências e mesas-redondas abertas à discussão e ao debate públicos, tendo a participação de professores, pesquisadores e especialistas de vários países.

Inicialmente, seis membros do corpo docente da FAU/UFJF que vêm dedicando o seu trabalho científico ao estudo desta temática, estão inscritos no Seminário: os professores Fernando Lima, José Gustavo Francis Abdalla , Ernani Simplício Machado, Mauro Santoro Campello, Ana Aparecida Barbosa Pereira, além de Ricardo Lopes, que ressalta a importância da parceria com instituições de ensino internacionais. “O vínculo institucional estabelecido entre a FAU-UFJF e o CIAUD-Ulisboa traz importantes oportunidades de projetos, eventos, bem como a visibilidade da nossa faculdade em outros países”.

Em edições passadas, o Seminário Internacional Arquiteturas Imaginadas foi realizado nas cidades do Rio de Janeiro, de Lisboa e de Madri, sempre mantendo o foco na área de estudo sobre formas de melhorar e dinamizar o desenho das cidades para que se tornem mais orgânicas.  A programação completa do Seminário será divulgada em breve, assim como os links para inscrição gratuita.

Outras informações: Grupo de pesquisa DOMVS