A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) começou a receber nesta quarta-feira, 21, os aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Essa etapa, presencial, acontece nos dois campi, em Juiz de Fora e em Governador Valadares, até esta quinta-feira, dia 22.

No campus de Juiz de Fora, o preenchimento das vagas foi dividido em três horários das 8h30 às 15h, reunindo dezenas de estudantes na porta do Anfiteatro das Pró-reitorias. Em Governador Valadares as matrículas serão realizadas no período da tarde, de 13h30 às 16h30.

"É uma nova etapa e ainda não conheço ninguém de Juiz de Fora, mas espero me adaptar", acredita Letícia (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

“É uma nova etapa e ainda não conheço ninguém de Juiz de Fora, mas espero me adaptar”, acredita Letícia. (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

Leticia Helen veio de Pindamonhangaba (SP) para cursar Economia. Morando pela primeira vez fora de casa, ela está na expectativa de gostar não apenas da UFJF, mas também da cidade. “É uma nova etapa e ainda não conheço ninguém de Juiz de Fora, mas espero me adaptar, já que vou visitar meus familiares apenas nos feriados prolongados”. De acordo com Letícia, a escolha pela universidade se deu através de pesquisas. “Basicamente vi tudo pela internet, e a UFJF me pareceu ser uma universidade de qualidade, então optei por ela”, relatou a estudante.

"Estou na expectativa de estudar bastante e conseguir tirar boas notas para poder me formar no tempo certo", afirma Cecília (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

“Estou na expectativa de estudar bastante e conseguir tirar boas notas para poder me formar no tempo certo”, afirma Cecília. (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

Já para Cecília Gomes Ferreira, de Matias Barbosa (MG), a escolha pela UFJF se deu não só pelo reconhecimento da universidade, mas também pela proximidade. Cecília vai cursar Química, e diz que é um sonho antigo. “Desde criança sempre gostei da área, pensava em ser cientista, então com o tempo e após fazer uma autoavaliação optei pelo curso”. Ansiosa, a estudante espera concluir a graduação dentro do previsto. “Estou na expectativa de estudar bastante e conseguir tirar boas notas para poder me formar no tempo certo”.

Para a mãe, Marinês Gomes, é gratificante estar presente na realização da matrícula. “A época das provas é uma etapa que os pais também sofrem juntos. A gente vê o preparo e a dedicação dos filhos, tentamos sempre auxiliar e passar calma, por isso ficamos felizes quando eles conseguem o que querem”, declarou.

"Muitos foram formados na UFJF e comentavam sobre ela", diz Yan sobre professores que indicaram a instituição (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

“Muitos foram formados na UFJF e comentavam sobre ela”, diz Yan sobre professores que indicaram a instituição (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

Yan Barbosa Werneck, de Leopoldina (MG), vai ingressar em Ciências Exatas. Ele conta que a universidade foi uma indicação de seus professores. “Muitos foram formados na UFJF e comentavam sobre ela. Outro ponto é por ser próxima da minha cidade e ter um reconhecimento”. Segundo ele, a formação técnica em informática ajudou na escolha no curso. “Depois do ensino médio técnico, meu desejo foi fazer na graduação algo dentro da mesma área”, completou.

De acordo com Mussolini Sutana Fernandes, responsável da Cdara pelas matrículas, o procedimento aconteceu dentro do previsto na parte da manhã. A orientação dele de é que os estudantes fiquem atentos ao cronograma. “É importante que os aprovados sejam atenciosos já que os horários de matrícula variam de acordo com os cursos”.

Pism
A pré-matrícula on-line do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) também começou nesta quarta-feira, 21. Os aprovados no Pism – inclusive para o segundo semestre – deverão realizá-las através do site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) até o dia 23 desse mês. As matrículas presenciais serão feitas nos dias 1º e 2 de março de acordo com o cronograma. É obrigatória a participação em ambas.

Reclassificação
A primeira reclassificação do Sisu já está disponível no site da Cdara. Os estudantes que estão na lista de espera deverão ficar atentos ao cronograma de reclassificações e as datas de matrículas on-line e presencial. São previstas quatro chamadas até o dia 21 de março.

Para o Pism, o primeiro edital de reclassificação estará disponível dia 28 desse mês. São previstas quatro chamadas para o primeiro semestre e nove para o segundo. O cronograma de reclassificação pode ser acessado nesta página do site da Cdara.

Outras informações: (32) 2102-3911/ 3978 – Central de Atendimento UFJF

Acompanhe as publicações sobre Sisu, Pism e outras formas de ingresso na UFJF pela página Estude na UFJF no Facebook.

Assine a newsletter da UFJF.