(Foto: Dante Rodrigues/UFJF-GV)

Programa busca criar uma rede produtiva entre pesquisadores de programas de pós-graduação consolidados e pesquisadores de diversas instituições públicas do país em que a implantação de programas independentes ainda não é possível (Foto: Dante Rodrigues/UFJF-GV)

O Programa Multicêntrico de Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) do campus de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) recebeu, nesta segunda e terça-feira, 19 e 20, a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e representante da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, Leda Quércia Vieira.

A visita teve como objetivo fomentar a integração e comunicação entre o Programa oferecido em Governador Valadares e a coordenação do Multicentro. Vinculado ao Instituto de Ciências da Vida (ICV), o PMBqBM  é oferecido há dois anos pela UFJF-GV e busca criar uma rede produtiva entre pesquisadores de programas de pós-graduação consolidados (denominadas instituições nucleadoras) e pesquisadores de diversas instituições públicas do país em que a implantação de programas independentes ainda não é possível (denominadas instituições associadas).

“Eu vim pela UFMG, que é uma instituição nucleadora, para conversar com os estudantes e orientadores, bem como observar o nível de qualidade dos trabalhos aqui desenvolvidos”, afirmou Leda. A qualidade dos estudantes e projetos realizados pela comunidade acadêmica do Programa em Governador Valadares foi destacada. “Não há dúvida de que os trabalhos efetivamente são realizados aqui. Fiquei muito impressionada com a qualidade dos estudantes. São todos muito engajados e seguros em relação ao objeto de pesquisa. Acho que o meu relatório vai ficar bonito”, destacou a professora.

Para Cibele Velloso Rodrigues, coordenadora local do PMBqBM, a avaliação é importante para que a UFJF-GV possa consolidar o que é positivo e aprimorar eventuais pontos que ainda precisem ser melhorados. “Esse feedback vai possibilitar a melhoria do programa, para que possamos sempre atingir os objetivos que são exigidos: boa qualidade de produção científica e boa formação dos estudantes de mestrado e doutorado”.

Impacto social
Já para Ângelo Denadai, diretor do ICV, o PMBqBM tem um impacto social importante para Governador Valadares. “Esse é um dos poucos programas de mestrado e doutorado totalmente gratuito na região. Além disso, são desenvolvidas uma série de pesquisas extremamente relevantes para o desenvolvimento da região”. O diretor finalizou destacando a importância da visita de Leda para a UFJF-GV: “Representa mais uma vitória para o campus avançado de GV e para o ICV, porque é nossa oportunidade de apresentar os resultados dos projetos de pesquisa da primeira turma de mestrandos e doutorandos do campus GV”.

O processo seletivo para o PMBqBM da UFJF-GV é realizado anualmente, geralmente no segundo semestre e é um dos mais concorridos entre as instituições associadas. Para se ter uma ideia, o último edital foi divulgado em outubro de 2017 e trouxe três vagas para mestrado, que foram disputadas por 50 candidatos.

Mais informações sobre o PMBqBM da UFJF-GV podem ser obtidas pelo email coord.pmbqbm.gv@ufjf.edu.br.