Estão abertas as inscrições para a seleção de tutores no curso de Licenciatura em Física, oferecido na modalidade a distância (EAD) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). São ofertadas duas vagas para tutor no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O tutor deve apresentar disponibilidade de 20 horas semanais para o desenvolvimento das suas atividades; mediar a comunicação de conteúdos entre a equipe pedagógica do curso e estudantes; acompanhar as atividades discentes, conforme o cronograma do curso e das disciplinas; apoiar a equipe pedagógica do curso no desenvolvimento das atividades docentes e manter regularidade de acesso ao AVA e responder às solicitações dos alunos no prazo máximo de 24 horas.

Além disso, o tutor deve estabelecer contato permanente com os alunos e mediar as atividades discentes; colaborar com a Coordenação do curso na avaliação dos estudantes; participar das atividades de capacitação e atualização promovidas pela UFJF e apoiar operacionalmente a Coordenação do curso nas atividades presenciais nos polos, em especial na aplicação de avaliações.

Também cabe ao tutor participar das reuniões presenciais realizadas durante o curso; ter disponibilidade para viajar aos polos, quando solicitado pela Coordenação, especialmente às sextas-feiras e sábados e elaborar relatórios mensais de acompanhamento dos alunos e encaminhar à Coordenação.

Inscrição e validação

As inscrições ocorrem no período de 19 a 25 de fevereiro. A inscrição deverá ser feita por meio do preenchimento do formulário de inscrição no site do Cead/UFJF, seção Editais, clicando no link próprio, referente ao edital e envio da documentação online, em formato PDF, no momento da inscrição.

De acordo com o Decreto n°. 8.727, de 28 de abril de 2016, é facultada inscrição com o uso do nome social, nome pelo qual prefere ser chamado cotidianamente e que reflete sua identidade de gênero em contraste com seu nome oficialmente registrado.

Processo de seleção

O processo de seleção será composto por duas fases: análise curricular e entrevista. Já o julgamento da seleção dos candidatos será realizado por uma banca formada por membros indicados pela Coordenação de curso.

Resultados e recursos

A divulgação do resultado parcial (análise curricular) dos candidatos ao curso somente será feita pelo site do Cead, no dia 5 de março, a partir das 17h.

No caso de recurso quanto à análise curricular, deverá o mesmo ser encaminhado exclusivamente no dia 7 de março, das 8h às 14h, para o e-mail da Coordenação do curso (cralima1961@gmail.com ou ead@fisica.ufjf.br), seguindo as orientações do edital.

O resultado dos recursos (análise curricular) será no dia 8 de março, a partir das 17h. Já o resultado final da análise curricular e a convocação dos candidatos para a entrevista serão divulgados no site do Cead, no dia 9 de março.

A entrevista será realizada, via e-mail, no dia 13 de março, a partir das 14h, por meio do preenchimento de questionário próprio e posterior envio para o e-mail ead@fisica.ufjf.br.

O resultado da entrevista será divulgado no dia 16 de março, a partir das 17h.

No caso de recurso quanto à entrevista, deverá o mesmo ser encaminhado exclusivamente no dia 19 de março, das 8h às 14h, para o e-mail da Coordenação do curso (cralima1961@gmail.com ou ead@fisica.ufjf.br), seguindo as orientações do edital..

O resultado dos recursos (entrevista) será no dia 20 de março, a partir das 17h.

O resultado final será publicado no dia 20 de março, a partir das 17h, no site Cead/UFJF.

Clique aqui para as inscrições.