WhatsApp Image 2018-02-19 at 16.45.51

Da direita para a esquerda: o professor orientador Gilmar José dos Santos, o mestrando Ivan Bretas, a professora Angela Diniz e o professor Luiz Flávio Neubert (foto: arquivo pessoal)

Os desafios da comunicação institucional interna da UFJF em Governador Valadares (GV) motivaram Ivan Bretas Vasconcelos a desenvolver em sua dissertação de mestrado um Plano de Ação Educacional que sugere algumas ações estratégicas para o setor. Ivan é produtor cultural da Universidade em GV e responsável pela equipe do setor de Comunicação, Cultura e Eventos do campus. Ele apresentou a pesquisa no Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública.

Orientado pelo professor e diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc) da UFJF, Gilmar José dos Santos, o acadêmico estabelece no Plano algumas propostas que focam em pontos-chave, como “gestão e fluxos de comunicação”, “acesso e transparência”, “diálogo e participação” e “tecnologia e avaliação”.

Para tornar o trabalho possível, Ivan utilizou fontes documentais e realizou entrevistas com professores, técnico-administrativos e alunos de GV, que confirmaram os pontos críticos previamente levantados, como a necessidade de se investir cada vez mais numa gestão planejada e sistematizada dos processos de comunicação, aliada a princípios e iniciativas que envolvem a transparência, o acesso às informações e às ideias e, ainda, os espaços funcionais e adequados para o trabalho na área.

Para o pesquisador, a dissertação destaca como principal conclusão o fato de que  “um bom projeto de comunicação interna é fundamental para o funcionamento do campus, para o reconhecimento e aproveitamento dele pelos servidores e alunos que o integram, e só tem a beneficiar todas as áreas e segmentos do campus avançado. A comunicação é parte essencial da constituição de uma instituição de ensino.”

Para o professor orientador, a pesquisa mostra a importância de um trabalho de comunicação interna bem gerenciado, que possibilite o fluxo de informações e ideias entre aquela comunidade. “O fluxo de informações é importante do ponto de vista funcional e o fluxo de ideias é fundamental para fortalecer as instâncias de decisão democrática, instituir o espírito de pertencimento à instituição e construir a imagem da UFJF naquela região.”

Contatos:
Ivan Bretas Vasconcelos (mestrando)
ivan.bretas@ufjf.edu.br

Gilmar José dos Santos (orientador – UFJF)
gilmarsantos@terra.com.br

Banca examinadora:
Prof. Dr. Gilmar José dos Santos (UFJF)
Prof. Dr. Luiz Flávio Neubert (UFJF)
Prof. Dra. Angela Maria Carrato Diniz (UFMG)

Outras informações: 0800 7273 141 (opção 3) – Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública