Pesquisador Juarez Sofiste é o idealizador d projeto.

Pesquisador Juarez Sofiste é o idealizador do projeto

O projeto Café Filosófico, desenvolvido pelo Pensando Bem – Núcleo de Pesquisa em Filosofia e Educação da UFJF, retoma suas atividades no próximo dia 23 de fevereiro. Com a palestra inaugural: “A arte de bem pensar a vida e o sentido de viver”, ministrada pelo psicólogo e professor Padre Dalton Barros, o evento começa às 19h na Biblioteca Redentorista, no Morro da Glória. As atividades são gratuitas e não é necessário fazer inscrição.

Esse encontro vai discutir os problemas existenciais que permeiam a vida cotidiana e qual o papel da filosofia como um caminho para pensar e lidar com as adversidades. “Estamos em um momento de banalização da vida e de supervalorização das coisas, e nesse contexto onde a vida enfrenta problemáticas muito fortes é necessário muita reflexão, muito diálogo. O Café Filosófico é um instrumento que possibilita debater os problemas do mundo, entendê-los e pensar em formas de superação”, reflete Juber Pacífico, bolsista do projeto há 4 anos.

Para os profissionais da área, a filosofia contribui para colocar as crenças em questão, cumprindo com a função social que a ciência deve ter para a sociedade. Com base nesse aspecto, o professor e diretor do Pensando Bem, Juarez Sofiste, mostra que a proposta para o Café é se tornar mais cultural, ocupando espaços de troca de conhecimento para a população externa à UFJF. “Há um entendimento de que filosofia contribui para fazer as pessoas mais plenas, no exercício da sua própria capacidade de pensar. O café filosófico relação com isso, é a chamada para fazer as pessoas pensarem no grande sentido das coisas”, conclui.

O Café

Inspirado no Café Filosófico francês, no qual as pessoas se reuniam para debater temas ligados à política e às questões da vida, o programa existe na UFJF há cerca de 12 anos. Começou com o objetivo de aproximar os debates filosóficos do cotidiano das pessoas. Para este ano, o Café pretende promover palestras com temas diversos, pelo menos uma vez ao mês, e o Cinema Filosófico – outro projeto do Núcleo -, a cada dois meses. Para a continuidade da iniciativa, Sofiste mantém filosofia e política como temas recorrentes, considerando, principalmente, a conjuntura de eleições que se aproxima.

Assine a newsletter da UFJF e receba todas as informações sobre o que ocorre na Universidade, como eventos, concursos, pesquisas e bolsas. Clique aqui para assinar

É estudante, TAE ou professor? Já é utilizado o e-mail informado no Siga para o envio dos boletins informativos do Estudante e do Servidor.