A filha de Juliana Carvalho, Maria Clara, foi sorteada para a única vaga do segundo ano (Foto: Caroline Crovato)

A quadra do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu neste sábado, 3, pais e responsáveis pelos candidatos às 22 vagas para o ensino regular na instituição. Com o apoio de funcionários do colégio e colaboração voluntária das famílias presentes, os mais de 1.390 inscritos acompanharam toda a transparência do processo.

Juliana Mageste de Carvalho, mãe de Maria Clara Mageste, a sorteada para a única vaga do segundo ano do ensino fundamental entre os 200 inscritos, emocionada, contou que sempre foi um desejo que a filha ingressasse no João XXIII. Ela ressaltou que não foi a primeira tentativa no sorteio público, principalmente por saber da qualidade de ensino que a escola oferece.

“Quando eu soube que seria só uma vaga, pensei em não inscrever minha filha, porque a probabilidade era muito pequena entre tantos pais que também tentam. Mas a vez dela chegou. A partir de agora espero que ela se adapte bem ao novo colégio e aproveite ao máximo essa oportunidade que nos foi dada.”

A diretora de Ensino do Colégio de Aplicação João XXIII, Margareth Pereira, afirma que o aumento do número de inscritos é reflexo de uma sociedade que reconhece a qualidade do trabalho realizado na escola, bem como da intensa divulgação que o sorteio recebe. Margareth ressalta que a dificuldade socioeconômica e política enfrentada pela população também move os pais a procurarem escolas públicas de qualidade para seus filhos e o Colégio João XXIII pode oferecer isso.

Além do sorteio para as 22 vagas, outras cinco vagas suplentes foram sorteadas e reservadas para cada ano escolar para o caso de desistência. A matrícula dos candidatos sorteados ocorre no dia 6 de fevereiro, das 8h às 12h e das 14h às 16h, na Secretaria do Colégio de Aplicação João XXIII.