Assessor técnico internacional do MEC, Vincent Nedelec, se reuniu com representantes da UFJF (Foto: Twin Alvarenga)

Assessor técnico internacional do MEC, Vincent Nedelec, se reuniu com representantes da UFJF (Foto: Twin Alvarenga)

Focado em incentivar ações estratégicas para melhorar, ampliar, prolongar e tornar mais efetivas as parcerias franco-brasileiras, o assessor técnico internacional do Ministério da Educação (MEC), Vincent Nedelec, se reuniu com representantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nesta quinta-feira, 1°, para apresentar oportunidades de cooperação entre França e Brasil.

Recebido pela vice-reitora, Girlene Silva, e pela pró-reitora e pró-reitor adjunto de Pós-graduação e Pesquisa (Propp), Mônica de Oliveira e Luis Paulo Barra, Nedelec apresentou dados estatísticos sobre as colaborações já estabelecidas entre Brasil e França, ressaltando a importância de reforçar e criar novos diálogos entre instituições de ensino em ambos os países. “Em termos de estratégias, fiquei muito satisfeito em constatar que a Universidade avançou muito — e já está caminhando no que eu considero ser o caminho certo”, avaliou.

Assessor foi recebido pela vice-reitora, Girlene Silva, e pela pró-reitora e pró-reitor adjunto de Pós-graduação e Pesquisa (Propp), Mônica de Oliveira e Luis Paulo Barra (Foto: Twin Alvarenga)

Assessor foi recebido pela vice-reitora, Girlene Silva, e pela pró-reitora e pró-reitor adjunto de Pós-graduação e Pesquisa (Propp), Mônica de Oliveira e Luis Paulo Barra (Foto: Twin Alvarenga)

Na reunião ministrada pelo assessor, também participaram do debate diversos pesquisadores ligados aos programas de pós-graduação da Universidade. “Fiquei satisfeito com a mobilização dos professores, demonstrando que a questão da internacionalização, hoje, está bem presente na Universidade e que vocês estão abraçando este desafio.” A pró-reitora Mônica de Oliveira fez coro à avaliação positiva sobre a reunião. “A visita do Vincent foi muito produtiva para nós. Estamos em um contexto institucional rico, de enfrentamento de muitos desafios e de criação de uma nova cultura acadêmica.”

Programa Institucional de Internacionalização (PrInt)
Funcionário do Ministério das Relações Exteriores da França, Nedelec foi cedido ao MEC para atuar no âmbito de cooperação universitária, junto a órgãos como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) — este é o setor responsável pelo Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), um dos principais focos da reunião na UFJF.

O PrInt visa selecionar projetos institucionais de internacionalização de instituições de ensino superior ou de institutos de pesquisa. “O fato do programa compelir às universidades a necessidade de formar uma estratégia interna de cooperação é fundamental”, avalia Nedelec. “Isso gera o aumento qualitativo e quantitativo da cooperação. A UFJF está com boas propostas, e quero que elas se materializem em projetos para o PrInt.”

A pró-reitora Mônica de Oliveira ressaltou o empenho em proporcionar, aos estudantes e discentes da UFJF, a estrutura ideal para o intercâmbio acadêmico. “Em abril, temos que submeter a Capes um edital de internacionalização, que reunirá nossas estratégias com parceiros externos e uma série de ações de internacionalização, como bolsas sanduíche, visitantes, pós-doutorado, dentre outras. Vincent nos incentivou a aprofundar as relações com as universidades francesas e nos sugeriu os melhores caminhos. Resta a nós, docentes dos programas, à Propp e à Diretoria de Relações Internacionais (DRI), por meio de um trabalho conjunto, tornarmos realidade estas parcerias e propiciarmos várias oportunidades de intercâmbio para nossos alunos e professores.”

Outras informações:
print@capes.gov.br
Inscrições on-line para o PrInt