No intuito de compreender as transformações do lazer contemporâneo e sua relação com as corridas de rua nas cidades, bem como seus impactos sociais e espaciais, a acadêmica Karliane Massari Fonseca desenvolveu sua dissertação de mestrado. A pesquisa foi apresentada no Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Karliane conta que o interesse pelo tema surgiu a partir da observação do crescimento das corridas de rua e do interesse de seus pais pelo esporte. “Ver meus pais com prazer, superando seus próprios limites e alcançando seus objetivos, que a prática da corrida de rua proporciona. Assim, o esporte aguçou ainda mais meu interesse nos estudos sobre espaço público, visto que ela se desenvolve constantemente dentro dos espaços da cidade e desperta trocas, às vezes despercebidas, no imaginário dos praticantes”.

A pesquisa foi realizada a partir de uma análise da relação entre os locais dos eventos de corrida de rua, o esporte e o praticante/espectador, que configura análise espacial e  social da prática da corrida. Além disso, desenvolveu pesquisa bibliográfica, levantamento de dados, elaboração de mapas e pesquisa de campo, essenciais para a constatação de fatos e fenômenos relacionados à corrida.

A acadêmica afirma que o trabalho é importante, na medida em que trata da relação entre lazer com o espaço público e suas diversas consequências. “A pesquisa sobre a corrida de rua, como forma de expressão do lazer esportivo, é indispensável para a compreensão das práticas diárias da cultura popular e interação com o ambiente ao ar livre nos dias de hoje. ” O estudo abre espaço para futuras investigações que tentam captar o território urbano a partir da sua realidade cotidiana.

O professor orientador, Antonio Colchete Filho, afirma que a pesquisa assume importância fundamental, já que o espaço público é cada vez mais utilizado para o lazer. “Parques, praças e ruas têm sido cada vez mais tomados por ações individuais e institucionais que promovem atividades de lazer, recreação e competição. Portanto, o binômio esporte e cidade deve ser objeto de atenção de estudos que avaliem as implicações, especificidades e potenciais destas ações que se dão na cidade.”

Ao final da análise, Karliane constatou consequências positivas e negativas trazidas pela corrida de rua para a sociedade. Como exemplo, tem-se o aumento do marketing esportivo que enaltece o território e a cidade, mas, ao mesmo tempo, promove desigualdades entre os participantes e a distinção dos locais de realização desses eventos. Além disso, há um aumento de programas que orientem os praticantes sobre corrida, proporcionando uma melhora na saúde pública.

Contatos:

Karliane Massari Fonseca (mestranda)

kakamassari@hotmail.com

Antonio Colchete Filho ( Orientador- UFJF)

arqfilho2@globo.com

Banca examinadora:

Prof. Dr. Antonio Colchete Filho (Orientador- UFJF)

Prof. Dr. Klaus Chaves Alberto (UFJF)

Profa. Dra. Moema Falci Loures (PUC- RJ)

Outras informações: (32) 2102-6465- Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído