Júlio César Souza de Oliveira, eleito recentemente, pretende ampliar o espaço para propor mais atividades de extensão (Foto: Twin Alvarenga)

Fomentar e incentivar a presença de projetos de extensão na Casa de Cultura, ocupando da melhor maneira os espaços, permitindo a conexão entre Universidade e comunidade externa. É com o intuito de promover tais ações, que o professor da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Júlio César Souza de Oliveira, assumiu a gestão da Casa de Cultura da UFJF.

Eleito no final do ano passado, o diretor pretende ampliar o acesso de pesquisadores à Casa de Cultura, utilizando o espaço para propor atividades de extensão, o que, na visão do gestor, é um compromisso da Universidade. “Na medida em que somos uma instituição pública, que usamos recursos públicos, nada mais justo que ofereçamos à sociedade um retorno do que é produzido dentro da academia.”

A Casa de Cultura conta atualmente com projetos de extensão voltados, por exemplo, à exibição de filmes, debates e leituras de textos estrangeiros, os quais são dirigidos por professores das faculdades de Letras e Comunicação. Nesta gestão, Oliveira pretende expandir os projetos de extensão no espaço, otimizando sua utilização e alcance. “No momento estou entrando em contato com alguns professores e ofertando que eles desenvolvam projetos na casa, pedindo que agendem projetos para 2018.”

Dentre as novidades já garantidas para esta gestão, consta o projeto “Escola de Espectador”, que será coordenado pelo próprio diretor, que já atua no meio teatral. Dessa forma, Oliveira propõe uma parceria com o grupo de teatro “Santa Corja”, com o qual promoverá adaptações de textos literários. Para a efetivação do projeto será necessário também convidar as escolas e cadastrar alunos e professores. “Feito isso, haverá uma data em que os professores de português ou literatura vão se reunir na Casa de Cultura para discutir os textos elaborados e, assim, repassar aos alunos em sala de aula, facilitando a compreensão da peça, de tal maneira que o aluno não chegue ao teatro sem uma informação prévia”, explica. Após as devidas adequações, os espetáculos serão apresentados aos alunos das escolas cadastradas no Cine Teatro Praça CEU, no bairro Benfica. “Pela localidade, espero conseguir implementar de fato a extensão e trabalhar o projeto junto à comunidade local.”

A nova gestão da Casa de Cultura pretende administrar o espaço contando com a formação de um conselho, responsável por deliberar conjuntamente. O comitê será constituído pelos professores que possuem projetos na Casa, além do corpo discente representado no conselho por um membro da atual chapa do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Segundo o diretor,  os docentes interessados em implementar outros projetos de extensão na Casa de Cultura podem fazer contato pelo telefone: (32) 3215-4694.

Outras informações: (32) 3215-4694 – Casa de Cultura