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Jefferson Lima de Oliveira buscou analisar interação entre professores em lugares remotos, como regiões rurais do Amazonas, de difícil acesso (Arte: Paula Januzzi/UFJF)

A dissertação de mestrado “Os canais de comunicação como ferramentas de interação entre profissionais do Centro de Mídias de Educação do Amazonas”, do pesquisador Jefferson Lima de Oliveira, foi apresentada no Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor de geografia e membro do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), da Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas, Oliveira buscou analisar a interação entre profissionais desse departamento, que possui representantes em todos municípios do estado, tornando difícil a comunicação, devido a distância e dificuldades de acesso às regiões rurais do Amazonas.

O pesquisador amazonense teve sua viagem à Juiz de Fora viabilizada e custeada pelo governo do estado, em um convênio entre a Secretaria de Educação do Amazonas e a Faculdade de Educação (Caed) da UFJF. A finalidade da sua pesquisa foi identificar as falhas técnicas e operacionais entre o Cemeam e as escolas participantes do programa, além das maneiras de melhorar essa interação.

Criado em 2007, o Cemeam oferece aulas ao vivo, diariamente, via satélite, para formação no ensino fundamental e médio e no EJA (Educação de Jovens e Adultos), através de uma Central de Produção Educativa, localizada em Manaus, que usa TV interativa por IP para várias cidades do estado, principalmente da área rural. Atuando como professor e pesquisador, Oliveira viu a necessidade de aprimoramento nesse processo: “essencial melhorar a comunicação dos professores, pedagogos e administradores da central com os profissionais que utilizam os meios tecnológicos nos municípios receptores do sinal, já que acabam dividindo o papel que seria exercido por um professor entre vários profissionais por conta da distância geográfica”.

Atualmente, o Cemeam disponibiliza ensino por mediação tecnológica para mais de 44 mil alunos, segundo dados  do Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam). Sendo um programa tão abrangente e relevante, o mestrando propôs um Plano de Ação Educacional (PAE) com objetivo de otimizar os processos de comunicação sede-municípios dentro de um sistema educacional desafiador, entendendo as funcionalidades das interfaces virtuais usadas para potencializar essa otimização, baseando-se em três pontos de análise do programa: formação, manutenção e acesso à internet; este último tem grande impacto negativo para consolidação do projeto, já que a velocidade de internet na região norte é consideravelmente menor, sobretudo no interior.

O professor orientador Marcel de Toledo Vieira comentou sobre a importância desse tipo de ação nesse sistema: “identificar e solucionar os problemas do complexo sistema educacional da Região Norte possui uma grande importância social, pois terá impactos na qualidade da educação de milhares de brasileiros desfavorecidos que vivem em regiões remotas e distantes dos grandes centros”.

Contatos:
Jefferson Lima de Oliveira (mestrando): lima.oliver13@hotmail.com
Marcel de Toledo Vieira (orientador – UFJF): marcel.vieira@ice.ufjf.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Marcel de Toledo Vieira – orientador/UFJF
Prof. Dr. Clécio da Silva Ferreira – UFJF
Prof. Dr. Laura de Assis Souza e Silva – Agente de suporte acadêmico/UFJF
Prof. Dr. Luciana Verônica Silva Moreira –  Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE/MG)

Outras informações:
(32) 4009 – 9319 – Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública