(Foto: Fayne Ferrari/UFJF)

Atividades, coordenadas pela empresa júnior Ace Jr Assessoria e Consultoria Esportiva, reúnem crianças de 5 a 11 anos de idade, divididas em três grupos, conforme as faixas etárias adequadas (Foto: Fayne Ferrari/UFJF)

Quem iria imaginar que em janeiro a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estaria cheia… de crianças. A movimentação de mais de 150 delas, com idade entre 5 e 11 anos, acontece na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), com a realização da 2ª Colônia de Férias, organizada pela empresa júnior da Educação Física, Ace Jr Assessoria e Consultoria Esportiva. As atividades, que tiveram início na segunda-feira, 22, vão até a próxima sexta, dia 26.

O tema desta edição é “Ressignificando os jogos, brincando com o corpo”, e tem na programação brincadeiras com histórias e desenhos, jogos eletrônicos, de tabuleiro e com água, além de gincanas. Para desenvolver as atividades, as crianças foram divididas em três grupos, por faixa etária: 5 a 6, 7 a 8 e 9 a 11 anos de idade.

Confira mais fotos

De acordo com a coordenadora Lídia dos Santos Zacarias, a proposta da atividade é adaptar jogos de outros contextos para incentivar a movimentação corporal, tirando as crianças do ócio, da imersão no mundo cibernético e tecnológico. “Demos um novo significado para esses jogos que eles já conhecem, só que pelo celular, para que pudessem movimentar o corpo”, afirma. Jogos como o clássico Pac-Man e o sucesso Minecraft são alguns dos games que inspiraram as brincadeiras.

O sucesso dessas adaptações é notável nos olhos das crianças, que valorizam o momento em que estão fora de casa, e entendem que o exercício pode ser uma opção interessante no período de férias escolares. “Estou gostando muito da atividade do labirinto do Pac-Man, mas eu também quero ir na piscina e jogar futebol. Lá em casa tem videogame, mas é gostoso brincar aqui também”, conta o jovem Felipe Gabriel Ferreira Aroni, de 6 anos.

A vontade de se refrescar neste calor é compartilhada por Barbara Oliveira, de 8 anos, que já conhece o ‘caminho das pedras’. “É a primeira vez que venho aqui na colônia, eu já faço natação aqui. Minha prima que me avisou, está muito legal, a gente fez várias atividades. Vou vir todos os dias e ano que vem já quero vir de novo”.

(Foto: Fayne Ferrari/UFJF)

Os gêmeos Luiz Eduardo e Marcus Germano já falam em voltar no ano que vem para interagir com novos amigos e aproveitar as brincadeiras (Foto: Fayne Ferrari)

Interatividade

Com a anseio de retornar no ano que vem, mesmo estando apenas no segundo dia de atividades, as crianças aproveitam o espaço para estreitar relações. Enquanto uns estão acompanhados de irmãos, como os gêmeos Luiz Eduardo e Marcus Germano, de 8 anos, outros aproveitam os jogos cooperativos e o momento do lanche para interagir com novos amigos. “É a segunda vez aqui, eu já conheci muita gente com as brincadeiras. Entre ficar em casa e vir pra cá, eu prefiro vir pra cá”, comenta Gabriela Teixeira, 8 anos, antes de pular inúmeras vezes no circuito montado no Ginásio da Faefid.

Para o membro da Ace Jr, Edgard Lazzarini, a colônia possui uma proposta que se diferencia das demais realizadas na cidade, uma vez que em cada dia são realizadas brincadeiras distintas, sempre visando a movimentação das crianças. “Esta é a segunda vez que a Ace está organizando e está dando muito certo, tendo até lista de espera para participar. A colônia tem um preço acessível, o que agrega pessoas de toda a comunidade e de várias localidades, principalmente da Cidade Alta, pela proximidade com a Universidade.”

As inscrições para a Colônia de Férias estão encerradas. O valor da taxa foi de R$ 25 por criança e o montante foi convertido na compra dos materiais que serão utilizados na realização das atividades. Para monitorar as crianças, a colônia conta com a participação de alunos voluntários do curso de Educação Física e de outros cursos de licenciatura, como Biologia e Química.

Outras informações:
Ace Jr. –  (32) 2102-3266