Cossbe vai oferecer atividade. Interessados devem fazer pré-inscrição até 23 de fevereiro (Foto: Sintufejuf)

Estão abertas as inscrições para o projeto “Yoga e saúde”, uma ação do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, promovido pela Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-estar da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Juiz de Fora (Cossbe/UFJF). A pré-inscrição deve ser realizada, preferencialmente, pelo formulário online disponível neste link, até 23 de fevereiro. Quem não conseguir se inscrever pela internet poderá fazê-lo por meio do e-mail saudeocupacional.ufjf@gmail.com ou pelo telefone (32) 2102-3885. As aulas são gratuitas.

A iniciativa é uma parceria da Cossbe com o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf) e irá oferecer sessões de Hatha-Yoga para os trabalhadores em exercício e aposentados da UFJF (técnicos, professores e terceirizados).

Serão oferecidas aulas semanais, com duração de uma hora, no campus e na sede do Sintufejuf, que fica na Rua Santo Antônio, 309, no Centro. O início das aulas está previsto para março de 2018. Não é necessário ter praticado yoga antes. Os interessados devem realizar a pré-inscrição, informando o dia e horário que preferem participar. Serão oferecidos os horários que atenderem a maioria. “Entraremos em contato para oferecermos outras opções, caso o horário escolhido não seja contemplado”, informa a enfermeira da Cossbe, Fernanda Mazzoni, que ministrará as atividades.

O yoga é um sistema filosófico milenar indiano. Na saúde, é uma das terapias utilizadas pelo Ayurveda – a medicina praticada na Índia há cinco mil anos – reconhecida pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde como uma prática integrativa e complementar, com benefícios demonstrados por inúmeros estudos científicos. “Por meio de exercícios articulares, respiratórios, de concentração, relaxamento e de alongamento, força a resistência muscular, contribui para a saúde e para o bem-estar físico e mental”, destaca a enfermeira.

Outras informações: Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-estar