É tempo de férias, e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece várias possibilidades de diversão e aprendizagem para quem pretende passar o período em Juiz de Fora, incluindo, entre outros, estrutura para atividades físicas, exposição de fotografias e visitação ao Centro de Ciências e outros museus, no campus, bem como visitas guiadas no Cine-Theatro Central e programação variada no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) e no Fórum da Cultura.

(Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Campus oferece estrutura para atividades de esportes e para brincadeiras infantis (Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Para aqueles que buscam a prática de atividades físicas, o campus dispõe de uma pista demarcada para caminhada com 2.200 metros de extensão, o que propicia ambiente ideal para a realização de atividades aeróbias. Além de corrida ou caminhada, quem passar pela UFJF ainda pode utilizar uma das 30 bicicletas disponíveis no estacionamento da reitoria. Os ciclistas podem utilizar o equipamento no período das 6h às 22h, por uma hora, sempre dentro da Universidade. A iniciativa é uma parceria com a Unimed.

Com uma pista de skate de 350 metros quadrados aberta à comunidade, a Universidade também é o lugar ideal para os praticantes. A pista dispõe de caixotes, corrimões e banks, permitindo a prática do street skate.

A UFJF tem ainda academia ao ar livre e um parque infantil, com carrossel, escalada comum e escalada torcida, proporcionando lazer para as crianças.

Exposição de fotografia

(Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Fotos do 1º Concurso de Fotografia da UFJF ficam expostas até última semana de fevereiro no salão da Reitoria (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Começou na última quinta-feira, 18, a exposição do 1º Concurso de Fotografia da UFJF. As fotos ficarão expostas no saguão da Reitoria, no centro do campus, e podem ser vistas das 8h às 20h, até a última semana de fevereiro. Ao todo, estarão expostas 27 fotos coloridas e em preto e branco, que foram divididas nas categorias profissional, amador e celular.

Até 4 de março, o Centro de Ciências oferece a Oficina de Construção de Brinquedos Científicos. A atividade é direcionada para crianças de 5 a 11 anos e acontece de terça a sexta-feira, entre 15h e 16h. As inscrições podem ser feitas na hora, no local, não sendo necessário levar nenhum documento.

Museu da Farmácia 
O Museu da Faculdade de Farmácia conta a história da própria unidade e do mundo da farmacologia, por meio de objetos que eram usados antigamente, como frascos e balanças de precisão, além de fotos e livros.

As visitas podem ser feitas por agendamento, pelo telefone (32) 2102-3263, de segunda a sexta, das 8h às 18h. Outras informações podem ser conferidas pelo site http://www.ufjf.br/farmacia/a-faculdade/museu/  

Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm)
O Museu de Arte Murilo Mendes tem três exposições sendo exibidas até o fim de janeiro. A Contemplação de Ouro Preto, Juiz de Fora na Verde e a coleção Murilo Mendes, “Contemplação Europeia”.

O Mamm também tem programação para o público infantil. Estão abertas as inscrições para a segunda turma da Oficina de Férias do Museu, entre 23 e 26 de janeiro, destinada à faixa etária de 10 a 12 anos. As atividades acontecem das 13h às 17h.

Durante a Oficina de Férias, além de se divertir, as crianças conhecem mais do funcionamento e da estrutura do Mamm e do Memorial da República Presidente Itamar Franco. O Mamm fica localizado à Rua Benjamin Constant, 790, no Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3229-7621 ou pelo site http://www.museudeartemurilomendes.com.br/r/

Cine-Theatro Central

(Foto: Alexandre Dornelas)

Visitas guiadas ao Cine-Theatro são gratuitas e podem reunir grupos de até 15 pessoas (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

O Cine-Teatro Central, monumento arquitetônico e a mais importante casa de espetáculos de Juiz de Fora, tem visitas guiadas gratuitas. As visitas, com tempo médio de 50 minutos, acontecem em grupos com até 15 pessoas, e devem ser agendadas através do site http://www.theatrocentral.com.br/visite/visita-guiada/.  

Aos sábados, são oferecidas visitas espontâneas, sem agendamento, em três horários: 9h30, 10h30 e 11h30.

As visitas solicitadas em dias de eventos ficam sujeitas à liberação do permissionário. A programação pode está em http://www.theatrocentral.com.br/programacao-2/.

Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia
O Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia da Faculdade de Engenharia da UFJF dispõe de rico acervo para quem gosta de história e tecnologia. No salão principal são exibidos instrumentos produzidos por alunos da Faculdade de Engenharia, mostrando o processo de produção, dos desenhos iniciais, dos projetos às etapas de realização.

O Museu ainda apresenta uma das mais completas coleções – com um conjunto de objetos franceses – que por si só narram a história e o desenvolvimento tecnológico. O acervo ainda conta com o primeiro computador utilizado pela UFJF e com a história da evolução dos computadores utilizados pela instituição.

O local fica à Avenida Getúlio Vargas, esquina com a Rua Floriano Peixoto, sem número, e funciona das 8h às 17h. Não é necessário agendar a visita.

Forum da Cultura 
A Mostra “Presépio” continua em exibição no Museu de Cultura Popular do Forum da Cultura, até o dia 2 de Fevereiro. Com mais de cem peças, a exposição traz obras produzidas com os mais diferentes materiais, como tecido, palha de milho e bananeira, cerâmica, conchas, sacos e outros. A exposição tem como peculiaridade mostrar as características regionais da identidade de vários locais, com obras brasileiras e de países, como Chile, Itália, Bolívia, Angola, Equador e Peru.

O Fórum está localizado na Rua Santo Antônio, 1.112, no Centro. A exposição acontece de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, e não é necessário agendamento. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3215-3850 e pelo site http://www.ufjf.br/forumdacultura/.