Janeiro é o mês de conscientização e combate mundial à hanseníase, com a campanha Janeiro Roxo e, diante disso, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/Ebserh) promoverá, na próxima quarta-feira, dia 24, ações de divulgação e prevenção sobre a doença. A ação acontecerá das 8h às 9h30, na recepção dos ambulatórios (1° e 2° andar) da unidade Dom Bosco, polo de referência no tratamento da doença.

Na mesma data, outra equipe interprofissional do ambulatório de hanseníase do HU estará, das 9h às 12h, na entrada do corredor do Posto de Atendimento Médico (PAM) Marechal, no Centro da cidade. O objetivo das ações é conscientizar a população local sobre os cuidados que se deve ter com a doença, causada pelo Mycobacterium leprae, manifestada por diferentes tipos de lesões na pele e nervos.

O Brasil é o segundo país em incidência da doença no mundo, atrás apenas da Índia.

O que é hanseníase?

É uma doença infecciosa e contagiosa, que  causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. A pele também pode ter alteração da sensibilidade e o paciente não sente (ou tem sensibilidade diminuída) calor, frio, dor e mesmo o toque. É comum ter sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades (pés, mãos) e em algumas áreas pode haver diminuição do suor e de pelos. O paciente pode ter dificuldades para segurar objetos, pode queimar-se e não sentir ou, por exemplo, perder os chinelos sem perceber. A doença pode provocar o surgimento de caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular.

Mas a hanseníase tem cura. Quanto mais cedo o tratamento, menores são as agressões aos nervos e é possível evitar complicações. O paciente que inicia o tratamento não transmite a doença a familiares, amigos, colegas de trabalho ou escola.

Outras informações:   (32) 4009-5393 (Assessoria de Comunicação do HU)

Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH)