No último mês de dezembro, na cidade de Belo Horizonte, os candidatos eleitos à Diretoria Executiva e Presidência do Conselho da Federação das Empresas Juniores de Minas Gerais  (Fejemg) tomaram posse durante o Prêmio Fejemg. Para a gestão de 2018, três alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram eleitos.

Cleyton Luiz da Silva Rosa e Izabela Mendes Thebas, do curso de Arquitetura e Urbanismo, ocuparão, respectivamente, os cargos de Direção de Formação Empreendedora e Direção de Desenvolvimento; enquanto, Layla Nayara Gomes, da Engenharia, foi eleita presidente do conselho de Minas Gerais. Os três são membros da Porte, empresa júnior de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia da UFJF.

Segundo Cleyton Rosa, a Fejemg tem, neste ano, a expectativa de um crescimento considerável do número de empresas juniores, – atualmente são 91 federadas, a estimativa é que este número chega a 116 -, o que demanda planejamento estratégico para que as empresas juniores possam, além de crescer, desenvolver e gerar os resultados devidos. “A expectativa e maior desafio da Diretoria de Desenvolvimento é fazer com que as empresas juniores cresçam. Implementamos, ainda, um modelo de ‘scale up’ que permite que as empresas juniores cresçam através dos anos de forma sustentável, trazendo inovações e motivando os empresários juniores a se desafiarem cada vez mais.”

Outro desafio destacado pelo estudante é o de permear o pensamento empreendedor no ambiente universitário. “Com qualificação no âmbito do empreendedorismo, creio que conseguiremos articular, junto às instituições de Minas Gerais, planos para desenvolver a educação empreendedora do nosso estado. Nesse sentido, os desafios são entrar mais nas universidades mineiras e conseguir fazer com que a educação empreendedora se efetive.”

Em relação a atuação profissional e o desempenho na nova função, o diretor de Formação Empreendedora da Fejemg salienta que, “enquanto futuro arquiteto e urbanista, essa experiência será muito importante, principalmente no âmbito da gestão, pois trata-se do gerenciamento de todas as empresas juniores federadas em Minas Gerais. Neste âmbito, Cleyton Rosa destaca também a importância de representar a UFJF na diretoria da Fejemg. “ É uma grande responsabilidade representar a Universidade através da Porte. A UFJF ter membros na diretoria executiva do conselho representa que as empresas juniores contribuem para divulgar o nome da Universidade.”

A Fejemg

A Federação de Empresas Juniores de Minas Gerais (Fejemg) é um dos maiores polos de empreendedorismo universitário do país e tem como objetivo representar, desenvolver e integrar as empresas juniores do estado. Com mais de 20 anos de atuação e 91 empresas federadas, é considerada a maior federação de empresas juniores do mundo.

Outras informações: (32) 2102-3430 (Porte Empresa Jr.)