Mônica Ribeiro (Foto Alexandre Dornelas)

Mônica Ribeiro destacou o acompanhamento de perto junto aos programas de pós-graduação para o fechamento do quadriênio avaliativo (Foto Alexandre Dornelas)

A gestão “Reconstruir a UFJF” assumiu a Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em abril de 2016. Um dos principais compromissos de campanha, à época, era de oferecer transparência às atividades desenvolvidas pela Administração Superior, tornando possível a participação da comunidade acadêmica nas tomadas de decisão que envolvem a Universidade. Esta série de reportagens apresenta um balanço do que foi realizado em 2017 e as perspectivas para 2018, a partir das informações e ações das pró-reitorias e diretorias de gestão acadêmica. Nesta 12ª  matéria, destaque para o trabalho da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp).

No campo da pós-graduação stricto sensu, que compreende os cursos de mestrado e doutorado por meio dos Programas de Pós-Graduação (PPGs), a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora (Propp/UFJF) promoveu, ao longo de 2017, várias políticas de suporte aos Programas, em virtude do final do quadriênio avaliativo.

“Fizemos um monitoramento e incentivos à política de credenciamento e descredenciamento dos docentes dos PPGs, visando a finalização do quadriênio. Também promovemos, dando suporte ao término do quadriênio, reuniões de apoio; o SOS Plataforma Sucupira, no site; verificação e análise das propostas do Sucupira no quadriênio 2013-2016; e liberação de recursos para submissão a pareceristas externos”, afirma a Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFJF, Mônica Ribeiro de Oliveira.

De acordo com a Pró-reitora, com relação às propostas de novos cursos de Pó-graduação, foi realizado todo um cronograma de acompanhamento das propostas, sendo todas submetidas a pareceristas externos e à Câmara de Pós- Graduação, com o envio de nove propostas, sendo três de Doutorado e seis de Mestrado.

A Propp também ofereceu suporte aos novos PPGs acadêmicos em Filosofia e Engenharia Civil, além de apoiar os novos mestrados profissionais em rede: o Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (Profbio) e o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva. Com os novos cursos, a UFJF agora possui um total de 46 PPGs, que contemplam 4.594 estudantes e 895 professores.

PPGs aumentam nível de excelência

Nove PPGs da UFJF melhoraram seus desempenhos na primeira etapa da avaliação quadrienal promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) 2017. A Universidade passou a contar, também, com sete PPGs avaliados com conceito 5 – numa escala de 1 a 7, baseada em conceitos atribuídos (Muito Bom; Bom; Regular; Fraco; e Insuficiente) a cada item da ficha de avaliação, sendo 5 a nota máxima aferida por PPG’s que oferecem apenas mestrado. Na avaliação anterior, quatro Programas da Universidade obtiveram esta nota.

“Após o resultado, fizemos reuniões com todos os PPGs, por grupos: os que subiram a nota; os que mantiveram; os que tiveram a nota, a princípio, rebaixada; os PPGs nota 5. Conversamos sobre seus desafios futuros e suas demandas institucionais e também realizamos e monitoramos o envio de oito recursos à avaliação quadrienal; estamos esperando o resultado”, informa Mônica.

De acordo com a Pró-reitora, outras iniciativas, voltadas à reforma administrativa da Propp, merecem destaque, como a participação em Comissão Especial para levantamento dos problemas e melhor operacionalização do Sistema de Concessão de Diárias e Passagem (SCDP), “visando a melhoria deste serviço aos Programas” e a criação de novo sistema de administração financeira, voltado a uma utilização mais ágil dos recursos institucionais.

Apoio ao processo de internacionalização da UFJF

A Propp também atua no apoio e fortalecimento do processo de internacionalização da Universidade, trabalhando em conjunto com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI). “A DRI está trabalhando lado a lado conosco na formalização dos convênios internacionais e na definição de metas e ações mais adequadas para o processo de internacionalização, tão necessário à produção acadêmica de alto nível”, argumenta Mônica.

A professora também destaca a criação do Programa de Estímulo ao Intercâmbio Acadêmico da Pós-graduação stricto sensu e da Pesquisa da UFJF (PEIA-PG) e de uma série de resoluções junto à Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), para viabilização de vagas de professores visitantes nacionais e estrangeiros a cada PPG, além da criação de uma vaga de professores substitutos para saídas destinadas a pós-doutorado, orientadas por regras e critérios específicos.

“A política de Visitantes conduzida por uma ação conjunta da instituição representa um marco na pós-graduação da UFJF. À primeira vista, a série de obstáculos burocráticos  que enfrentamos associados à ausência de uma cultura institucional voltada para políticas como esta, pareciam ser intransponíveis. No entanto, fomos buscando superar um a um, com estratégias simples e outras que demandam muito empenho, mas conseguimos sucesso. Receberemos, até fevereiro de 2018, 30 docentes visitantes, fora outros que chegarão no decorrer do próximo ano, com vínculos e parcerias com o exterior e perfis de excelência, capazes de potencializar nossa pós-graduação”, avalia.

Protagonismo

Recentemente, a Pró-reitora Mônica Ribeiro foi eleita vice-coordenadora do Colégio de Pró-reitores de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (Copropi), um órgão responsável pelo setor na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). “Esta atuação representa uma proposta de reposicionamento da UFJF no nível federal; nossa Instituição tinha uma ação com pouca visibilidade nacional. Pretendemos ganhar mais experiência, estabelecer contatos e acessar informações importantes para nossos docentes e pesquisadores”, pondera.

Fórum de Pesquisa inova formato do Semic

Em fevereiro, a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa realizou a reunião inaugural do Fórum de Pesquisa da UFJF. O objetivo é manter um espaço regular de debates entre a Universidade e a comunidade acadêmica para consolidar políticas institucionais de fomento à produção científica.

Nas palavras da professora, “não havia este espaço para discussão da política institucional de pesquisa e nem mesmo um espaço onde os pesquisadores pudessem expressar seus interesses e planejar ações futuras”.

Atualmente, o Fórum é composto pelo Comitê Assessor da Pesquisa na UFJF e pelo Comitê Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), formado pelos bolsistas de produtividade da Universidade. Uma de suas principais pautas, em 2017, foi o novo formato do Seminário de Iniciação Científica (Semic), realizado em novembro.

Entre os dias 6 e 11 de novembro, a Propp, por meio de ação conjunta com a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), a Pró-reitoria de Extensão (Proex) e a Diretoria de Imagem Institucional, promoveu a II Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFJF. O evento contemplou a realização do 23º Semic. No novo formato, os resultados dos projetos de Iniciação Científica foram apresentados através de vídeos que foram divulgados através do YouTube. Pesquisadores e bolsistas de produtividade científica de universidades de todo o Brasil puderam avaliar os vídeos em uma primeira etapa. Os 12 melhores de cada grande área foram avaliados em uma apresentação presencial durante a Semana.

“A importância desse novo formato se dá pela potencialização da divulgação científica, que atinge um público muito maior, que vai muito além dos limites da UFJF. Consideramos um sucesso! Foram 573 projetos inscritos no Semic; 515 vídeos enviados; e 52.430 visualizações”, comemora a Pró-reitora.

Próximas ações contemplam plano de internacionalização

Para o próximo ano, está prevista a preparação e submissão do projeto de internacionalização para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “O projeto envolve a discussão de temas prioritários para a Instituição, tendo em vista as atividades de internacionalização em curso, visando a consolidação da UFJF no conjunto das universidades de excelência do país”.

Também é planejado o seguimento e implementação às políticas já iniciadas em 2017, como a continuação da política de ingresso de docentes visitantes para os Programas de Pós-graduação, conforme cita Mônica.

“Há o compromisso das agências como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o CNPq de lançamento de editais e daí constitui nosso objetivo a submissão aos editais dessas agências, por meio de uma ampla discussão com nossa comunidade de pesquisadores”, encerra a Pró-reitora.

Outras informações: (32) 2102-3784 – Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa

Leia mais

Diretoria de Avaliação Institucional intensifica apoio aos programas de autoavaliação organizacional

Diretoria de Imagem aproxima comunicação institucional dos estudantes

Diretoria de Ações Afirmativas amplia ações contra diversos tipos de violência e discriminação

Política de Assistência Estudantil possibilita conquistas históricas para os alunos

UFJF assume protagonismo no processo de inovação tecnológica na Zona da Mata  

Universidade racionaliza para enfrentar escassez e fecha o ano com contas em dia

Conquistas consolidam excelência do ensino em Governador Valadares

Ano de avanços no processo de internacionalização da UFJF

Extensão universitária aproxima comunidades dos dois campi

Procult diversifica atuação cultural da Universidade na região

Progepe humaniza relações interpessoais para valorizar o servidor