Presépio de cerâmica pintada (Arturo e Laila, Serra do Cipó)

Presépio de cerâmica pintada (Arturo e Laila, Serra do Cipó)

A tradicional mostra “Presépios” encontra-se em cartaz, no Museu de Cultura Popular do Forum da Cultura/UFJF, reunindo exemplares oriundos de vários países. O período de visitação foi prorrogado até 2 de fevereiro, com horário de funcionamento das 14 às 18h, de segunda a sexta. A entrada é gratuita.

Em sua 29ª edição, a mostra reúne uma diversidade de obras de artesãos brasileiros e estrangeiros traduzindo, em forma de arte, a narrativa cristã sobre o nascimento do Menino Jesus. “Presépios” revisita este momento de fé e devoção, e pretende instigar nos visitantes a reflexão sobre a importância da fraternidade, da comunhão e do amor ao próximo. 

A mostra é composta por cem obras, confeccionadas em cerâmica, tecido, palha de milho e de bananeira, saco de aninhagem, conchas, entre outros materiais. São presépios que demonstram, de forma peculiar, especificidades e características regionais e identitárias traduzidas por seus criadores.

Além de obras brasileiras, há trabalhos da Itália, Chile, Peru, Equador, Bolívia e Angola. O destaque desta edição é um presépio entalhado em madeira de tonalidade escura, oriundo da República de Zâmbia, país localizado no Continente Africano.        

Museu de Cultura Popular

O Museu de Cultura Popular é um espaço dedicado à difusão cultural por meio de obras de artesãos e artistas brasileiros e estrangeiros. O espaço valoriza os ofícios e os saberes populares presentes na nossa rica cultura.

Em um diálogo com a sociedade contemporânea, o Museu reafirma sua função social e ganha visibilidade com a preservação e a divulgação de seu acervo e de suas coleções.

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Evento: Mostra “Presépios”

Data: até o dia 2 de fevereiro, de segunda a sexta, das 14 às 18h.

Telefone: (32) 3215-3850      

Site: www.ufjf.br/forumdacultura