2017relatorioA gestão “Reconstruir a UFJF” assumiu a Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em abril de 2016. Um dos principais compromissos de campanha, à época, era de oferecer transparência às atividades desenvolvidas pela Administração Superior, tornando possível a participação da comunidade acadêmica nas tomadas de decisão que envolvem a Universidade. Esta série de reportagens apresenta um balanço do que foi realizado em 2017 e as perspectivas para o próximo ano, a partir das informações e ações das pró-reitorias e diretorias de gestão acadêmica. Nesta oitava matéria, destaque para o trabalho da Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

Com o objetivo de renovar parcerias, fazer novos contatos e divulgar a UFJF no cenário global de internacionalização das universidades do mundo, em fevereiro de 2017 a diretora de Relações Internacionais da UFJF, Bárbara Daibert, cumpriu agenda de 10 dias nos Estados Unidos. Entre as atividades realizadas nesse período, foram feitas visitas a diversas instituições de ensino norte-americanas, além da participação no evento AEIA (Association of International Educational Administrators) em Washington DC, que reuniu mais de 400 gestores de relações internacionais, representando cerca de mil universidades, de diversos países do mundo.

“Neste encontro, laços foram estreitados e pude participar de sessões muito elucidadoras a respeito de cooperações internacionais entre universidades do globo. Também consegui fechar a programação do Global July com a colaboração de outros diretores de relações internacionais com quem a UFJF tem acordo, e que pude encontrar na ocasião”, afirma Bárbara.  

Diretoria de Relações Internacionais firmou acordos de cooperação em cinco continentes, visando fomento para pesquisa e programas de mobilidade para professores e alunos (Foto: Jade Uchoas/UFJF)

Diretoria de Relações Internacionais firmou acordos de cooperação em cinco continentes, visando fomento para pesquisa e programas de mobilidade para professores e alunos (Foto: Jade Uchoas/UFJF)

Feiras internacionais
Em seguida, a diretoria representou a UFJF nas duas principais feiras internacionais de educação em nível superior do mundo. A 69ª Conferência NAFSA, realizada em Los Angeles, na Califórnia (EUA), ocorreu entre os dias 28 de maio e 2 de junho. O evento é considerado o maior encontro internacional dos responsáveis pela internacionalização das instituições de ensino superior e de investigação. A conferência atrai, anualmente, mais de 9 mil visitantes, incluindo mais de 400 expositores de cerca de 50 países.

De acordo com Bárbara, a participação no encontro “permitiu um contato com diversos parceiros, cujos acordos de cooperação encontravam-se em situação muito delicada,  vencidos ou estagnados. Foram negociados novos termos dos acordos vencidos e a possibilidade de envio de alunos de graduação através de nosso programa de intercâmbio de graduação (PIIGRAD) às universidades”.

Na ocasião, ainda foram promovidos contatos importantes, que gerando para a Instituição cinco novos acordos, com universidades da Índia, Hungria, Estados Unidos e Rússia. “O nosso programa Global July foi amplamente divulgado entre nossos parceiros, em reuniões ao longo dos dias do encontro. O mesmo processo de representação ocorreu na segunda feira de internacionalização, em Sevilha, na Espanha, ressalta.

No encontro europeu, foram feitas mais de 20 reuniões com parceiros, com o objetivo de aprimorar e expandir a cooperação, visando também possibilidades de fomento para pesquisa e mobilidade de professores e alunos. “Firmamos novos acordos e parcerias a partir do encontro em Sevilha, como um acordo com a Universidade de Pretória, na África do Sul, e um convênio com a UC Riverside; também abrimos possibilidades de diálogo promissoras com instituições da  China, além de encontrar e discutir a participação da UFJF em oportunidades como o Erasmus+. Na ocasião, o Global July já havia acontecido, e pude levar resultados da primeira experiência aos parceiros, além de fazer uma divulgação mais eficaz”.

Intercâmbio

dfdf

O edital para o Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (PII-Grad 2018), lançado em outubro, disponibilizou bolsas em instituições de 17 países.

Em outubro, foi lançado o edital para o Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (PII-Grad 2018). Foram disponibilizadas 20 bolsas em instituições de ensino superior de 17 países e cinco continentes diferentes. No mesmo mês, foi lançado o edital com o processo seletivo para o preenchimento de vagas para o Programa de Intercâmbio Internacional 2017 entre o Colégio de Aplicação João XXIII e o Mariagerfjord Gymnasium, da Dinamarca.

“A partir de outubro, realizei visitas a nove institutos de nossa Universidade (ICH, ICE, ICB, Faculdade de Farmácia, Faculdade de Enfermagem, Economia, Fisioterapia, Medicina, Letras), a fim de levar as oportunidades aos professores e esclarecer dúvidas, trabalho que pretendo completar no início de 2018. Também criamos um Fórum de Internacionalização, e tivemos nossa primeira reunião”, afirma Bárbara.

A DRI também se tornou ativa na Rede Tordesilhas, pelo pagamento das anuidades, sendo que sua diretora visitou a Universidade Católica de Washington, com a qual foi estabelecido um acordo de cooperação em torno da Biblioteca Oliveira Lima. “O projeto é a construção de um Centro de Estudos Brasileiros naquela universidade, que abrigue a Biblioteca Oliveira Lima e fomente a mobilidade e a pesquisa de nossos docentes, além de abrir oportunidades a nossos professores como possíveis professores visitantes e pesquisadores em cursos do Centro, em Washington”.

Como primeiro passo deste acordo, dois técnicos da Diretoria de Imagem Institucional foram a Washington, onde passaram uma semana na produção de um vídeo que deverá ser usado pela Universidade Católica de Washington para captação de recursos destinados ao Centro de Estudos Brasileiros.

Global July
Em julho, a UFJF ofereceu cursos gratuitos de curta duração em língua estrangeira. O programa Global July” pretende despertar o interesse  de estudantes de outros países pela Universidade, apesar de aberto a todos os alunos da Instituição. “O programa foi nossa primeira experiência de um curso de inverno composto por diversas e variadas disciplinas ministradas em inglês, francês e espanhol, além do curso de português para estrangeiros. Recebemos mais de 700 inscrições para o curso, muitos de nossos alunos da UFJF, que, junto aos alunos de instituições parceiras do mundo, puderam experimentar a internacionalização em casa”, comemora a diretora.

Segundo Bárbara, o Programa fez com que a UFJF dobrasse a taxa de recebimento de alunos estrangeiros ao ano. “Essa experiência ajudou a contrabalancear os acordos bilaterais com as instituições que recebem nossos alunos. Todos os servidores e bolsistas da DRI fizeram um curso sobre International Education com uma especialista na área, que veio como aluna para o programa Global July e ofereceu este curso à nossa equipe”.

Outro benefício trazido pelo Global July pôde ser observado em agosto, quando docentes do quadro permanente de programas de mestrado e doutorado e servidores ativos da UFJF puderam concorrer, através de edital, a duas vagas para atuar na internacionalização na Universidade Estatal de Stephen F. Austin, no Texas (EUA), no período de 14 a 28 de outubro.

Cultura internacional
Com o intuito de promover os idiomas e as culturas estrangeiras por meio de uma perspectiva multilinguista, em dezembro a DRI promoveu o evento “Culturas sem Fronteiras”, fruto de  parceria entre o Programa de Internacionalização de Língua Estrangeira, o programa Idiomas Sem Fronteiras e o Núcleo em Rede de Juiz de Fora.

(Foto: Victor Marcelino)

Em abril, a exposição “Desenhos” inaugurou o espaço Galeria Mundi, no lounge da DRI (Foto: Victor Marcelino)

A programação do evento contou com exposições de curtas de cinema de vários países selecionados pelos estrangeiros da UFJF; um espaço organizado pelo Rede Sem Fronteiras, incentivando os participantes a praticarem idiomas, além da feira culinária, com diversas comidas típicas dos países envolvidos. Os alunos da Rede foram, além disso, responsáveis por promover clubes de conversação em coreano, alemão, espanhol, francês e inglês ao longo do ano.

Em abril, o lounge da Diretoria recebeu a mostra “Desenhos”. A exposição inaugurou o espaço Galeria Mundi, destinado à exposição de trabalhos artísticos dos alunos da UFJF, cujas técnicas tenham sido aprendidas em sua vivência no exterior.

Política linguística
No campo da política linguística, a Universidade foi aprovada como centro aplicador de Exame Celpe-Bras, além de ter sido mais uma vez credenciada, pelo Ministério da Educação (MEC), para a manutenção do Programa Idiomas sem Fronteiras. “Expandimos o Programa na UFJF – que antes funcionava apenas com o Inglês – para Francês, Italiano, Espanhol, Alemão e Português para Estrangeiros. Tivemos oferta de cursos desses idiomas em 2017”, explica Bárbara.

A DRI também contactou o Programa de Universalização da Língua Estrangeira (PU) e propôs o trabalho em parceria, como forma de unificar uma política linguística para a Universidade. “Desta maneira, enquanto o PU trabalha com enfoque em leitura (inglês) e todas as habilidades (línguas latinas) em seus cursos, o Idiomas Sem Fronteiras tem os cursos completamente voltados à internacionalização, para alunos que já têm uma base no idioma a ser estudado.”

Em julho, a DRI ainda promoveu um curso gratuito de capacitação em língua inglesa para os motoristas da UFJF. Cerca de dez profissionais participaram do curso, que aconteceu na sede da Diretoria, no Centro de Vivência.

Metas
Bárbara ressalta que 2017 vai ficar marcado como um ano de conquistas importantes para o processo de internacionalização da UFJF. “Este ano viu nosso site traduzido no ar, completo e com todas as informações principais. Além disso, a DRI, em uma parceria com a Pró-reitoria de Graduação, trabalhou ao longo de todo o segundo semestre na tradução de todas as ementas de graduação de nossa Instituição para o inglês. Estamos em fase de revisão do material já traduzido”.

Segundo a diretora, algumas metas estão programadas para 2018, como regulamentar a dupla diplomação na UFJF; reforçar e ampliar os acordos e as formas de cooperação estratégicas; lançar o Global July 2018 e o Culturas sem Fronteiras ao final de cada semestre; além de “estabelecer um programa que aumente o incoming e favoreça, ao mesmo tempo, a internacionalização de nossos alunos, técnicos e docentes”.

Também são esperados a facilitação da entrada de pesquisadores e a sua colaboração em projetos com universidades estrangeiras; a tradução de todas as ementas de pós-graduação para o inglês; o lançamento de um programa de capacitação ao docente que queira ministrar aulas em idiomas estrangeiros; e o lançamento de um programa de capacitação em idiomas estrangeiros destinado aos servidores.

Outras informações:
(32) 2102-3389 – Diretoria de Relações Internacionais

Leia Mais

Diretoria de Avaliação Institucional intensifica apoio aos programas de autoavaliação organizacional

Diretoria de Imagem aproxima comunicação institucional dos estudantes

Diretoria de Ações Afirmativas amplia ações contra diversos tipos de violência e discriminação

Política de Assistência Estudantil possibilita conquistas históricas para os alunos

UFJF assume protagonismo no processo de inovação tecnológica na Zona da Mata  

Universidade racionaliza para enfrentar escassez e fecha o ano com contas em dia

Conquistas consolidam excelência do ensino em Governador Valadares