2017relatorioA gestão “Reconstruir a UFJF” assumiu a Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em abril de 2016. Um dos principais compromissos de campanha, à época, era de oferecer transparência às atividades desenvolvidas pela Administração Superior, tornando possível a participação da comunidade acadêmica nas tomadas de decisão que envolvem a Universidade. Esta série de reportagens apresenta um balanço do que foi realizado em 2017 e as perspectivas para o próximo ano, a partir das informações e ações das pró-reitorias e diretorias de gestão acadêmica. Nesta sétima matéria, destaque para o trabalho em Governador Valadares.

Conquistas, desafios e realizações marcaram o ano no campus avançado. Estudantes, professores e servidores tiveram um motivo adicional para comemorar: em 2017, a UFJF-GV completou cinco anos de atividade na região Leste de Minas Gerais. Através das atividades de ensino, pesquisa e extensão, a Universidade reforçou seu papel de instituição formadora e sua inserção na comunidade valadarense.

Em 2017, a UFJF-GV recebeu excelentes notas nas avaliações do Ministério da Educação (MEC). Através do trabalho conjunto, realizado por 260 professores e 183 técnico-administrativos em Educação (TAEs), os cursos de Farmácia e Nutrição foram avaliados com nota máxima (5) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

A diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage, reconhece que as notas obtidas pelos cursos de Governador Valadares “denotam a qualidade da formação oferecida pela Universidade”. “É o resultado do empenho conjunto da administração, dos docentes e dos técnicos, e a seriedade e responsabilidade dos estudantes que participaram do Exame. Sem dúvida, valoriza a nossa Instituição, demonstrando que nossos egressos estão à altura dos desafios da vida profissional”.

Atuação na comunidade

(Foto: Ivan Bretas/UFJF-GV)

Em 2017, a UFJF-GV manteve ações junto a comunidade de projetos nas áreas de saúde, de cultura e de educação (Foto: Ivan Bretas/UFJF-GV)

Segundo a gerente de Graduação e Apoio Estudantil do campus avançado, Sibele Aquino, em 2017, a UFJF-GV manteve seu compromisso de se inserir na comunidade de Governador Valadares. Além dos projetos de extensão e do trabalho realizado nas clínicas e núcleos de prática profissional, a Universidade esteve presente, também, em diversos eventos realizados na cidade, em praças, escolas e comunidades. “A Feira da UFJF-GV e a Mostra de Profissões são exemplos da consolidação do contato com a comunidade. Nesses eventos, há uma integração de todos os estudantes para oferecer serviços à população e apresentar os cursos da Universidade aos alunos do Ensino Médio”, comenta.

Durante o ano, foram realizadas também atividades do Projeto Boa Vizinhança, que, em Governador Valadares, auxilia moradores atingidos pelo rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco. O projeto “Prevalência e aspectos epidemiológicos de enteroparasitoses na comunidade ribeirinha de Ilha Brava, Governador Valadares, MG”, por exemplo, busca avaliar os moradores da comunidade ribeirinha através da realização de exames parasitológicos, a fim de determinar os parasitos prevalentes e propor ações que possam ser empregadas na comunidade.

Através da Gincana Solidária, competição realizada semestralmente no campus avançado, a UFJF-GV manteve seu compromisso com instituições filantrópicas da cidade. Na última edição, foram doados mais de 850 kg de alimentos e 1.500 itens de limpeza.  Além disso, as equipes conseguiram 56 doações de sangue e 19 cadastros de medula óssea junto ao Hemominas. Todos os números ultrapassam os índices das edições anteriores.

Em 2017, o Coral Universitário da UFJF-GV repetiu os feitos do ano anterior e realizou mais apresentações à população valadarense, reunindo centenas de pessoas no espetáculo “Nos embalos da MPB”. Neste ano, a equipe de coralistas conquistou ainda mais espaços na cidade, e se apresentou na Praça dos Pioneiros, localizada no centro de Governador Valadares.

Eventos e conquistas acadêmicas
O campus avançado realizou a segunda edição da Semana da Ciência, Tecnologia e Sociedade, que integra ensino, pesquisa, extensão e inovação – os eixos de atuação da Universidade. O evento recebeu a participação da Pró-reitoria de Extensão (Proex), e contou com workshops, minicursos e apresentações dos projetos desenvolvidos pelos estudantes, docentes e servidores da UFJF-GV.

Segundo Sibele, neste ano foram incluídas as atividades de ensino (Treinamento Profissional e Monitoria), em parceria com a Coordenação Acadêmica e a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), o que também representa uma vitória para o campus avançado.

Entre as conquistas acadêmicas de 2017 está a oferta de novos cursos para a UFJF-GV. Além do  Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, o campus avançado passou a oferecer o Mestrado e Doutorado em Educação Física.

O ano que se encerra também marcou o início da vida profissional de mais de 50 formandos na UFJF-GV. Em 2017, foram realizadas três cerimônias de colação de grau, com a participação da Reitoria da Universidade, professores, servidores e familiares dos estudantes, em momentos de grande emoção e orgulho. Entre os formandos do curso de Odontologia, cinco tiveram motivo especial para comemorar: foram aprovados e nomeados em concursos públicos antes mesmo de terminar os estudos na graduação.

Os destaques em aprovações foram igualmente comemorados no Departamento de Direito, quando a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) chegou a quase 90% na primeira turma da UFJF-GV.

Infraestrutura

(Foto: Ivan Bretas/UFJF-GV)

Reitor Marcus David, pró-reitores e direção da UFJF-GV intensificaram reuniões e ações visando a melhoria da infraestrutura em Governador Valadares (Foto: Ivan Bretas/UFJF-GV)

Segundo o diretor da UFJF-GV, Peterson Andrade, o ano de 2017 foi marcado pelo empenho coletivo em conquistar melhorias nas condições de infraestrutura do campus avançado. Os projetos para a licitação de obra no bairro Santa Rita foram desenvolvidos a partir do trabalho em conjunto de equipes em Juiz de Fora e em Governador Valadares. “A  parceria intercampi e dedicação dos servidores pode inspirar outras iniciativas em colaboração. Acompanhar o desenvolvimento dos projetos pelos servidores e observar o amadurecimento da equipe representaram motivos de satisfação neste ano, pois o empenho e espírito de colaboração foram exemplares”, relata.

Entre os avanços de 2017 está a presença de um procurador da Advocacia Geral da União (AGU) em Governador Valadares, para tratar de questões relativas ao campus. “A descentralização de ações em GV oferecerá uma maior agilidade para o tratamento das questões jurídicas relacionadas com a UFJF em Governador Valadares. O apoio da Procuradoria de GV tem sido decisivo para a condução dos processos há um tempo, mas agora será de forma oficial e descentralizada”, comenta o diretor.

A UFJF-GV fechou ainda parceria com a Prefeitura de Governador Valadares, que disponibilizou salas do município para uso noturno da Universidade. Para Andrade, “a disponibilidade de salas para o uso noturno sempre representou um desafio para a comunidade acadêmica de GV. O uso das salas da Escola Estadual Israel Pinheiro foi relevante para a extensão das atividades acadêmicas para o período noturno”. Ele destaca ainda que já houve diálogo com outras escolas na região central da cidade para que, em breve, sejam organizados os processos de reserva dos espaços.

Desafios
A gerente de Graduação e Apoio Estudantil, Sibele Aquino, espera, para 2018, a manutenção das atividades realizadas pela UFJF-GV e a expansão da atuação na comunidade valadarense, “através de convênios, estágios e parcerias com município, órgãos públicos e instituições privadas, abrindo possibilidade de maior integração entre instituições”. Ela destaca também a expectativa de que sejam realizadas mais ações voltadas aos professores, como capacitações em metodologias ativas.

Segundo Andrade, a aquisição de um imóvel próprio em Governador Valadares é a principal expectativa da UFJF-GV para 2018. “Desenvolvemos todas as ações possíveis para o andamento do processo e, neste momento, as ações estão concentradas no campus-sede para a efetivação da compra”, destaca. Um dos principais desafios, de acordo com o diretor, é a retomada das obras na cidade. “Existem questões jurídicas, técnicas e  orçamentárias relacionadas a esta ação. Neste ano o MEC esteve presente conosco em quatro oportunidades para tratar, especificamente, do campus de GV”, comenta, citando três visitas realizadas a Governador Valadares e um encontro em Belo Horizonte, na sede da Advocacia Geral da União.

Ainda de acordo com Andrade, “a retomada das perspectivas com a alocação de recursos para o desenvolvimento de projetos no ano que vem poderá representar a abertura de uma licitação até novembro do próximo ano. Essa é a nossa expectativa e trabalharemos para isso”, finaliza.

Outras informações:
(33) 3301-1000 – Campus Avançado de Governador Valadares

Leia mais
Diretoria de Avaliação Institucional intensifica apoio aos programas de autoavaliação organizacional
Diretoria de Imagem aproxima comunicação institucional dos estudantes
Diretoria de Ações Afirmativas amplia ações contra diversos tipos de violência e discriminação
Política de Assistência Estudantil possibilita conquistas históricas para os alunos
UFJF assume protagonismo no processo de inovação tecnológica na Zona da Mata  
Universidade racionaliza para enfrentar escassez e fecha o ano com contas em dia