Defesa_18_12

Da direita para a esquerda: o professor orientador Weslem Rodrigues Faria, Mariana Rezende e Silva e o professor co-orientador Fernando Salgueiro Perobelli (foto: arquivo pessoal)

O aumento da preocupação mundial com questões ambientais aliado à crescente demanda por biocombustíveis motivou a acadêmica Mariana Rezende e Silva a desenvolver a sua dissertação de mestrado na Universidade Federal de Juiz de Fora. O estudo foi apresentado no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada e visa apontar mudanças nas políticas brasileiras que permitiriam a ampliação da produção e exportação de etanol e os benefícios que seriam gerados.

Mariana conta que se interessou pelo tema ao perceber que, a partir dos anos 2000, o interesse por questões ambientais fez com que muitos países (sobretudo Estados Unidos e nações europeias) procurassem formas de energias sustentáveis e eficientes sem ter, no entanto, condições de produzi-las. Sendo o Brasil um grande produtor de etanol, a acadêmica compreendeu o grande potencial que o país possuía para aumentar sua importância no mercado internacional: “O Brasil tem características que nenhum outro país tem. Ele possui espaço e tecnologia, possibilitando uma produção de etanol com mais eficiência e fazendo com que passe a desempenhar um importante papel no mercado de biocombustíveis.” Mariana aponta que, para atingir um maior sucesso, são necessárias mudanças políticas no país a fim de facilitar a exportação desse combustível.

A pesquisadora realizou uma coleta de dados para obter as informações sobre a quantidade de etanol produzida atualmente no Brasil. Para isso, consultou diversos sítios nacionais e internacionais, dando destaque ao site de pesquisa americano EIA (Energy Information Administration). Em seguida, Mariana utilizou o programa GETAP para criar um mercado de etanol baseado nesses dados e para especular uma possível produção futura: “Nesse programa, aumentei a exportação brasileira de etanol para enxergar quais seriam as consequências para o país: qual seria o PIB, a renda, o bem-estar social, entre outros aspectos.”

O professor orientador, Weslem Rodrigues Faria, destaca que a importância do estudo reside no fato de este propor uma inovação na política econômica do Brasil, gerando muitos benefícios: “Ela abordou a questão das exportações de biocombustíveis como uma forma de o Brasil evoluir, aumentando sua presença e importância no mercado internacional.” Além disso, o docente destaca que, a ascensão econômica brasileira devido a este fato estimularia outros países a entrar nesse ramo, provocando uma maior conscientização ambiental em escala mundial.

Mariana afirma que a questão energética é de extrema importância para a movimentação da economia brasileira e que se surpreendeu ao deparar-se com os dados obtidos: “Eu não sabia que o Brasil era capaz de evoluir tanto com o aumento de produção e exportação de biocombustíveis.”

Contatos:
Mariana Rezende e Silva (mestranda)
Rezendes_mariana@hotmail.com

Weslem Rodrigues Faria
weslem.faria@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Weslem Faria (orientador-UFJF)
Prof. Dr. Fernando Salgueiro Perobelli (coorientador- UFJF)
Prof. Dr. Admir Betarelli (UFJF)
Profa. Dra. Aline Magalhães (UFMG).

Outras informações: (32) 2102-3543- Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada