Reitor Marcus David:  “Mais de 60% dos alunos tem renda média de menos de um salário mínimo e meio, isso significa que a instituição tem oferecido oportunidade para segmentos que até então não tinham nem a chance de sonhar com o ensino superior de alta qualidade" (Foto: Alexandre Dornelas)

Reitor Marcus David: “Mais de 60% dos alunos tem renda média de menos de um salário mínimo e meio, isso significa que a instituição tem oferecido oportunidade para segmentos que até então não tinham nem a chance de sonhar com o ensino superior de alta qualidade” (Foto: Alexandre Dornelas)

Dignidade, respeito, ética e comprometimento no exercício da vida profissional. Essas foram as virtudes juradas, sob olhares emocionados de amigos e familiares, pelos 574 graduandos, dando início à cerimônia de Colação de Grau Unificada da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na terça-feira, dia 19, no Cine Theatro Central. O evento contempla formandos de 46 cursos oferecidos pela instituição, totalizando 1.645 novos profissionais formados. A solenidade continua nesta quarta-feira, 20, a partir das 17h, e na quinta-feira, dia 21, às 19h.

A UFJF, é a única universidade que entrega o diploma no dia da colação de grau. A  pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões Cardoso de Melo, afirma ser “uma realização difícil, existe um empenho grande dos setores envolvidos, onde todos se direcionam para tentar realizar o sonho de entregar o diploma no dia da colação de grau”. A pró-reitora descreve a cerimônia como um momento mágico, o qual pode-se ver “o resultado dos esforços dos alunos, dos docentes e dos servidores para que se concretizem os sonhos de formação em uma instituição pública de qualidade”.

Compromisso com a diversidade

O reitor Marcus David enfatizou o destaque da UFJF nos programas de avaliação das universidades, garantindo a qualidade de trabalho realizado pela equipe de professores e técnico-administrativos: “Isso nos dá uma segurança muito grande da qualidade do nosso ensino”. Outro ponto destacado pelo reitor durante o discurso de encerramento, foi a mudança de perfil de estudantes observada na graduação. “Mais de 60% dos alunos tem renda média de menos de um salário mínimo e meio, isso significa que a instituição tem oferecido oportunidade para segmentos que até então não tinham nem a chance de sonhar com o ensino superior de alta qualidade. A universidade pública é inclusiva, pois permite acesso democrático a todos.” As universidades, segundo David, também representam 85% das pesquisas produzidas no Brasil, “fazendo com que estejamos entre os dez principais países pesquisadores do mundo”.

Formando não conteve emoção durante a entrega do diploma  (Foto: Alexandre Dornelas)

Formando não conteve emoção durante a entrega do diploma (Foto: Alexandre Dornelas)

Tempo: obstáculo vencido

O tempo “perdido”, o tempo que passou ou até a falta dele são obstáculos que, Josimar Júnior da Silva, 34 anos, graduado em Comunicação Social, e, Renato Carvalho, 54 anos, graduado em Ciências Contábeis, podem declarar como vencidos. Silva conciliou os estudos com o trabalho. Padeiro, saía de casa às 4h para estar às 5h no trabalho. Há dois anos incluiu mais uma atividade em seu cotidiano, o estágio. Apesar da agenda cheia, a paixão pelo jornalismo e por contar histórias diárias nunca deixaram o comunicador social desistir da realização do seu sonho. “É uma honra chegar aqui hoje, é um sonho realizado. Venho de família pobre, da roça e sou o primeiro da família a conquistar um diploma. É uma grande vitória.”

Já Carvalho fez seu primeiro vestibular em 1982, conseguiu a aprovação mas acabou desistindo do curso. Em 2011, voltou a fazer o vestibular, dessa vez, segundo ele, “mais velho, cansado e com a família já criada. Foi muito difícil, chegar até aqui é uma vitória!” Ele  conciliou os estudos com o trabalho, na área de construção civil, e a curto prazo pretende continuar apesar da formação como cientista contábil. A esposa, Roseli Maria Carvalho fala emocionada sobre o orgulho da conquista do marido, “ é satisfatório vê-lo de beca aqui hoje, há muitos anos ele procurou por essa formação. A vida foi colocando outras coisas e o sonho foi ficando de lado. Mas ele sempre teve persistência de querer fazer o curso e quando a oportunidade chegou ele a agarrou com comprometimento. Foram momentos difíceis durante a graduação, mas sempre o apoiei e o ajudei no que estava ao meu alcance para vê-lo chegar onde queria. Sou só orgulho!”

UFJF é a única instituição que entrega o diploma na solenidade de colação (Foto: Alexandre Dornelas)

UFJF é a única instituição que entrega o diploma na solenidade de colação (Foto: Alexandre Dornelas)

Expectativas para o futuro

A colação de grau pode ser descrita como o momento que marca o começo da vida profissional para muitos graduandos, é a concretização de uma escolha e caminhada iniciadas há muito tempo. Diego Kelmer, 25 anos, ingressou no curso de Direito há cinco anos. O graduado resume a vida acadêmica como um período de “sacrifícios e superações, mas o resumo disso tudo são experiências positivas”. Com o diploma em mãos, Kelmer deseja exercer a advocacia. “Primeiro quero viver a experiência de advogar, depois pretendo tentar alguns concursos públicos, e claro, nunca parar de estudar.” A avó, Maria Jacira Kelmer Carneiro, orgulhosa, agradece a Deus a oportunidade de, aos seus 79 anos, ver o neto formado. “É uma felicidade que não cabe em mim, graças a Deus pude ver mais um neto receber o diploma.”

A carreira acadêmica é o primeiro passo vislumbrado pela recém-formada em Economia, Suelen Aparecida Novata Sales, 21 anos. Aprovada no mestrado, o primeiro plano é dar continuidade ao curso. Ao relembrar a graduação, destaca o ínicio, o choque de transição entre o ensino médio e a universidade. Após a adaptação, a graduada recorda das boas lembranças, “os amigos e os bons professores vão deixar saudade”. Orgulhosa, a mãe Maria da Glória Novata não esconde o sorriso ao falar da felicidade em ver a filha formando, “é o prêmio por todo esforço e dedicação dela ao longo desses anos. Estou muito feliz!”

Confira os horários e os cursos das próximas solenidades

Dia 20, às 17h: Artes; Artes Visuais; B.I em Artes e Design; Cinema e Audiovisual; Design; Moda e Música.

Dia 20, às 19h: Ciências Sociais; História; Letras; Pedagogia e Serviço Social.

Dia 20, às 21h: B.I. em Ciências Humanas; Ciência da Religião; Educação Física; Filosofia; Geografia; Psicologia e Turismo.

Dia 21, às 17h: Ciência da Computação; Ciências Exatas; Estatística; Física; Licenciatura em Computação; Matemática; Medicina; Química e Sistemas de Informação.

Dia 21, às 19h: Engenharia Ambiental e Sanitária; Engenharia Civil; Engenharia Computacional; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção.

Confira as fotos do primeiro dia da Colação de Grau Unificada

Confira as fotos do segundo dia da Colação de Grau Unificada

Confira as fotos do último dia da Colação de Grau Unificada

Outras informações: (32) 2102-3966/ 3968 (Cerimonial-UFJF)                                           

cerimonial@ufjf.edu.br