Com o objetivo de aperfeiçoar a escrita de jovens estudantes do ensino fundamental e infundir a função social da literatura, professoras do Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), coordenaram o “Dicionário Poético Bilíngue”. Na obra virtual, os alunos puderam dar significado às palavras de uma forma irreverente, em contraste ao formato tradicional do dicionário. O evento de lançamento acontece nesta sexta-feira, 15, a partir das 16h, e marca o retorno das atividades da Ciberteca da escola.

Segundo a professora Liliana Mendes, uma das idealizadoras do dicionário junto com a professora Lauriana Paiva-Guttierrez, os jovens puderam escolher as palavras contempladas na obra. “Estávamos trabalhando com a introdução do dicionário em sala de aula e usamos o poema “Dicionário”, de José Paulo Paes. As crianças leram, a gente discutiu. É um texto interessante, o autor brinca com os verbetes. A proposta foi que os jovens produzissem algo semelhante. Eles poderiam escolher a palavra que quisessem e criar um significado interessante, divertido, inusitado”, afirma.

Na sequência, os alunos traduziram as palavras para o inglês, orientados pelos professores Alexandre da Costa e Renata Procópio. “Devido a esse processo criativo, de os alunos poderem criar as próprias definições, encontra-se o aspecto criativo”, avalia Alexandre da Costa.

Para a professora Renata Procópio, a iniciativa funciona como um estímulo para o aprendizado da língua inglesa. “Qualquer trabalho faz com que surja mais interesse em aprender. Quanto mais a gente puder estimular o desejo dessa aprendizagem, melhor”.

O dicionário será lançado junto com um novo projeto integrante da Ciberteca do Colégio João XXIII, o Clubinho de Histórias, coordenado por Lauriana Paiva-Guttierrez. “É um portal em que as crianças narram diferentes histórias em um espaço dentro da biblioteca do colégio. Vai ser uma videoteca dentro da Ciberteca”.

A Ciberteca

A Ciberteca do Colégio de Aplicação João XXIII é uma plataforma aberta ao público no site da instituição, com produções literárias de alunos da escola e de outras instituições de ensino. O projeto foi um dos finalistas da edição 2016 do Prêmio Vivaleitura, organizado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Cultura (MinC), na categoria Escola Promotora de Leitura. O projeto também foi um dos relatos contemplados na sétima edição do Prêmio Professores do Brasil, iniciativa do MEC com instituições parceiras, que busca reconhecer e premiar o trabalho de professores de escolas públicas.

Outra novidade da Ciberteca é a presença do livro “Antologia 2”, produzido por alunos do ensino fundamental. A obra foi desenvolvida no âmbito do projeto “Escola de Escritores”, da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), órgão da Prefeitura de Juiz de Fora responsável pela política cultural do município. O livro tem organização das professoras Margareth Marinho, Nilza Rodrigues e Thaís Mendes.

Outras informações: (32) 3229-7602 – Colégio de Aplicação João XXIII