Espetáculo une games e dança (Foto: Divulgação)

Como na maioria dos jogos, o espetáculo é divido em fases (Foto: Divulgação)

Em uma jornada fantástica que permeia o mundo dos jogos, “Start” é o espetáculo de final de ano do estúdio de dança Ballet e Jazz Ira Cris, que terá apresentação no sábado, dia 16, às 20h, no Cine-Theatro Central da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Este ano o estúdio reúne cerca de cem bailarinos no palco, com intuito de promover o desenvolvimento técnico e a visibilidade do cenário da dança em Juiz de Fora. Os ingressos custam R$ 15.

“Start” faz menção ao mundo dos games, retratando diversos jogos eletrônicos por meio de interpretações em diferentes estilos de dança, como balé clássico, neoclássico, jazz, moderno, livre e street dance. A montagem apresenta a proposta de experimentação de múltiplas linguagens, com a união dos artistas no palco às mídias projetadas no telão, deixando o espetáculo dinâmico e atraente.

Ao exprimir uma união de universos, o dos games e o da dança, a academia pretende expandir os limites da arte, permitindo ao público a reflexão de que um jogo representa mais do que somente ganhar ou perder. No espetáculo, prevalecem mensagens de superação dos desafios e sobre a importância de se fazer boas escolhas.

Como na maioria dos jogos, o espetáculo é dividido em fases: realidade virtual; suspense; aventura/ação; jogos de música e dança; corrida; e jogos de luta. No roteiro, o início do show é marcado por uma coreografia em que os personagens são sugados para o mundo dos games e, na sequência, cada coreografia retrata um deles. Dentre os jogos populares estão Candy crush; Fruit Ninja; Pac Man; Pokémon; Sonic; Super Mário; Guitar Hero; Just Dance; Street Fighter; e Mortal Kombat.

A bailarina e roteirista do espetáculo, Ariane Faria, ressalta que as aulas são parte fundamental para o grupo chegar a um bom resultado final. “O empenho e o comparecimento nas aulas auxilia os bailarinos a executarem bem as coreografias e aumentam o nível técnico no palco.”

A preparação do espetáculo teve início há oito meses com pesquisas para a definição do tema. Em seguida, como é de costume da academia, partiu-se para a montagem dos personagens e desenho dos figurinos, assim como a escolha de músicas e a criação de coreografias, seguidas dos ensaios, confecção de figurino, montagem e edição do vídeo.

Outras informações: (32) 3215-1400 (Cine-Theatro Central-UFJF)