doutorado física

Mônica Melquíades defendeu a tese de doutorado “Desenvolvimento de OLEDs sensíveis ao infravermelho para aplicações em sistemas de visão noturna”, no dia 27 de outubro na UFJF (foto: arquivo pessoal)

O desenvolvimento de diodos orgânicos emissores de luz (OLEDs) para aplicações em sistemas de visão noturna pautou a tese de doutorado da acadêmica Mônica Cristina Melquíades Duque, do Programa de Pós-Graduação em Física, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Com o estudo, a pesquisadora espera ter contribuído para a ampliação da pesquisa nacional sobre sistemas de segurança e de defesa.

Segundo a acadêmica, os OLEDs são dispositivos responsáveis pela conversão de radiações de baixas para altas energias e, por isso, são conhecidos como mecanismos de conversão ascendente de energia. Mônica conta, ainda, que a ideia do projeto surgiu a partir do edital Pró-estratégia Capes n50/2011, que tinha a finalidade de intensificar a produção de ciência em diversas áreas de interesse nacional, entre elas, a de defesa. No entanto, a acadêmica explica que, além da segurança, os OLEDs são utilizados em diversas áreas: “O sistema de visão noturna é uma das estratégias de defesa. No entanto, sua aplicação não se resume apenas a defesa, esses sistemas tem aplicação na indústria aérea, naval, automobilística, na segurança privada, na astronomia e na medicina.”

A pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira envolveu a caracterização das propriedades físicas, ópticas e elétricas de filmes finos produzidos a partir de moléculas orgânicas com absorção óptica na região do infravermelho próximo. Já na segunda, a pesquisadora trabalhou com a  fabricação e caracterizações ópticas e elétricas dos dispositivos. As produções foram realizadas no Laboratório de eletrônica orgânica – LEO da UFJF, e no Laboratório de Optoeletrônica Molecular – LOEM da PUC-Rio.

No percurso de desenvolvimento da tese, houve a interação entre diversos grupos de pesquisa dentro e fora da UFJF, formando, como afirma Mônica, “um polo de capacitação científica e tecnológica no campo da produção e da caracterização dos OLEDs para aplicações em visão noturna.” Um grupo que desempenhou papel fundamental na pesquisa de Mônica foi o Nano – Grupo de Nanociências e Nanotecnologia da UFJF. “O início da minha pesquisa coincidiu com a formação do grupo e, durante os estudos, foi possível acompanhar o crescimento do grupo, que não mede esforços para o desenvolvimento de pesquisa de alto nível e para formação de recursos humanos em diferentes níveis”.

O professor orientador, Cristiano Legnani, explica que, nos dias atuais, a maior parte dos dispositivos ligados à defesa e segurança é proveniente de tecnologia estrangeira, sendo assim, a tese é de extrema importância para a balança comercial brasileira, já que se trata de uma nova tecnologia que ainda não existe em nosso país.

Contatos:
Mônica Cristina Melquíades Duque (doutoranda)
melquiades.monica@gmail.com

Cristiano Legnani (orientador – UFJF)
legnani@fisica.ufjf.br

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Cristiano Legnani (orientador – UFJF)
Profa. Dra. Indhira Oliveria Maciel (UFJF)
Prof. Dr. Alexandre Cuin (UFJF)
Prof. Dr. Marco Cremona (PUC-Rio)
Prof. Dr. Rodrigo Fernando Bianchi (UFOP)

Outras informações: (32) 2102 – 3307 – Programa de Pós-Graduação em Física