Obra tem contribuição de nove estudiosos do pensamento marxista de diferentes universidades (Imagem: Divulgação)

O professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Elcemir Paço Cunha, coordenou esforços para lançar a obra “Marxismo e burocracia de Estado”, uma compilação de nove artigos elaborados por estudiosos do pensamento marxista em diversas universidades brasileiras.

Cunha também é um dos autores dos artigos, contribuindo com o texto “Karl Marx: elementos da determinação material da burocracia de Estado”. Cada artigo desdobra análises sobre Marx, Friedrich Engels, Lênin, Leon Trótski, Rosa Luxemburg, Georg Lukács, Antonio Gramsci, Nicos Poulantzas e Ernest Mandel, procurando explicitar as principais contribuições destes autores com respeito à burocracia, sua constituição e funcionalidade no desenvolvimento do capitalismo e na experiência da Revolução Russa. De acordo com Cunha, trata-se de material contributivo para o debate sobre a posição do aparelho estatal em meio à dinâmica econômica, política e social.

Ainda segundo o professor, a burocracia representa o núcleo duro do Estado. “A burocracia é o ponto concreto do Estado, que media os elementos abstratos normativos e os aplica objetivamente e materialmente, muitas vezes de maneira coercitiva e violenta. Um dos elementos centrais do aparelho estatal está na força da burocracia.”

O livro, publicado pela editora Papel Social, ainda não foi lançado oficialmente, mas já encontra-se disponível para compra. O lançamento está previsto para ocorrer em março, na UFJF e nas demais universidades em que os autores atuam.