No curso, que teve duração de 45 horas,  participantes discutiram, ao longo do ano,suas práticas de ensino nas escolas onde atuam (Foto: Gustavo Tempone)

No curso, que teve duração de 45 horas, participantes discutiram, ao longo do ano,suas práticas de ensino nas escolas onde atuam (Foto: Gustavo Tempone)

Com o objetivo de discutir sobre as práticas de ensino nas escolas, o projeto de extensão “Linguagem, Educação e Formação de professores”, em interface com a pesquisa, desenvolvido desde abril, teve seu encerramento na quinta-feira, dia 7, na Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O projeto contou com um curso de 45 horas oferecido aos 35 professores participantes ao longo do ano que discutiram sobre suas práticas de ensino nas escolas onde atuam. No encerramento os professores apresentaram os trabalhos realizados a partir do curso, tanto da produção das atividades quanto das reflexões. Além disso, foram elaborados artigos a partir das temáticas abordadas no curso de extensão com orientações dos bolsistas de graduação envolvidos, a serem publicados em periódicos em breve.

Ao todo foram 15 encontros ao longo do ano, com professores da escola básica de diferentes segmentos, que vão desde a educação infantil até o ensino médio. Segundo  uma das coordenadoras do projeto, a professora Andreia Garcia-Reis, essa heterogeneidade foi muito rica. “O objetivo foi discutir práticas de ensino que estivessem mais voltadas para perspectiva de trabalho com os gêneros textuais em sala de aula por meio de projetos e atividades diversas, buscando contemplar tanto a perspectiva de leitura, escrita e oralidade, como também uma prática reflexiva dos temas da diversidade humana, ligados aos direitos humanos.”

O curso foi dividido em três módulos, sendo o primeiro introdutório, abordando gêneros textuais e projetos de letramento; o segundo trabalhou a oralidade; e o terceiro voltou o foco para a abordagem sobre gênero e sexualidade na escola. A partir das reflexões e dos estudos feitos no curso, os professores elaboravam atividades para sala de aula a fim de que se encaixassem em seus contextos de trabalho. Segundo Andreia, “foi uma atividade de extensão muito relacionada e ligada às práticas de pesquisa pelos professores participantes do curso”.

Tânia Santos foi uma das professoras cursistas e avaliou que a troca de experiências foi fundamental para o aprendizado e renovação da prática de ensino, uma vez que é importante a reflexão constante sobre o trabalho. “A gente aprende muito e tem ideias, conhece coisas novas e, mesmo que a gente não aplique integralmente e tal qual nos foi apresentado, a gente pode transpor e adaptar.”

Joaquim Castro é estudante de Letras e um dos bolsistas envolvidos no projeto. Para o aluno, a participação no projeto contribuiu para sua formação. “Foi uma experiência incrível, sobretudo, porque nós estamos nos preparando para a docência e o contato com os professores cursistas nos faz pensar sobre a nossa profissão”, conclui.

Outras informações: (32) 2102-3650 (Faculdade de Educação-UFJF)