Com a proximidade das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), os participantes precisam estar atentos aos detalhes de logística e procedimentos para a realização do exame. Para auxiliar a chegada dos candidatos aos locais, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), divulgou nesta quinta-feira, 7, um esquema especial de trânsito e transporte. A edição deste ano recebeu mais de 29 mil inscritos e ocorre nos dias 9 e 10 de dezembro, sábado e domingo, em quatro cidades. Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h.

Nos dois dias de provas, entre 12h e 17h, a rua José Lourenço Kelmer funcionará em mão única, no trecho entre o portão norte da UFJF e o trevo do bairro Jardim Casablanca, nesse sentido. Já na rua Lauro Teles de Mesquita haverá inversão do sentido de circulação. Os veículos que partirem do centro com destino à UFJF deverão realizar o seguinte trajeto: avenida Pedro Henrique Krambeck e ruas Lauro Teles de Mesquita e José Lourenço Kelmer.

Confira neste link o mapa do campus  para chegar aos locais de prova.

Funcionamento no campus

Os pontos de ônibus da UFJF irão funcionar normalmente até às 13h,  horário de início das provas. A partir das 14h30, o ponto da Faculdade de Letras passa a atender mais à frente e o da Faculdade de Direito um pouco antes do trevo da Pedagogia. Para não atrapalhar os candidatos que estiverem fazendo prova, o ponto que, normalmente, funciona em frente a Faculdade de Engenharia passará a atender em frente ao Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt/UFJF).

Na Faculdade de Odontologia, assim como no ICH, os ônibus sobem apenas até às 13h, retornando ao funcionamento normal no horário de término das provas.  

As cantinas estarão abertas até às 12h, uma hora antes do início das provas. Recomenda-se aos sabatistas que levem alimentação suficiente para todo o período de espera e realização de provas. Esses candidatos precisam comparecer ao local no mesmo horário que os demais participantes, contudo, só começam a fazer o exame às 19h30.

Dentro do campus, nos dias do Pism, somente o estacionamento da praça Cívica irá funcionar. A orientação é para que os candidatos deem preferência ao transporte público, para evitar engarrafamentos, e que cheguem com antecedência. Pessoas que não vão fazer as provas estão sendo orientadas a evitar circulação no campus.

Transporte coletivo

Para melhor atender aos candidatos que farão prova no campus, a Settra vai disponibilizar atendimento especial de transporte coletivo urbano. Confira as linhas que ganham horários extras de ônibus na UFJF:

Linha 545 (Universidade): acesso à UFJF pelo pórtico sul (avenida Presidente Itamar Franco). Passa a circular com um total de 15 veículos.

Itinerário: pórtico sul da UFJF, anel viário, Faculdades de Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Bioquímica e Instituto de Ciências Humanas (ICH). Fazendo o retorno, o veículo segue pela Faculdade de Arquitetura e Engenharia e para o ponto final na Faculdade de Educação Física.

Horários: saídas do centro às 8h, 9h e 10h. A partir das 10h30, outros 14 ônibus dessa linha serão disponibilizados.

Linha 555 (Universidade): chega ao campus pelo pórtico norte (bairro São Pedro). Passa a ter sete veículos.  

Itinerário: anel viário, Faculdades de Arquitetura e Engenharia, Odontologia, Enfermagem, Farmácia e Bioquímica.

Horários: saídas às 8h05 e às 9h15.  A partir das 10h30, mais seis veículos estarão disponíveis.

Linha 755 (Zona Norte/UFJF): saídas de Santa Lúcia.

Itinerário: pórtico norte da UFJF, anel viário, Faculdades de Arquitetura e Engenharia, Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Bioquímica e Instituto de ciências humanas (ICH).

Horários: saídas às 9h35 e às 10h30.

Nos dias dias do Pism, as linhas 525 e 535 não circularão. Bolsistas da Universidade estarão dentro dos ônibus 545 e 555 indicando quais paradas estão mais próximas de cada unidade onde haverá provas.

Ônibus para as Faculdades de Medicina e Fisioterapia

Para as Faculdades de Medicina e Fisioterapia, os horários extras irão atender a linha 190 (Zona Sul/UFJF – CAS-HU).

Itinerário: dentro da UFJF será apenas no anel viário do campus.

Horários: saídas do bairro Sagrado Coração de Jesus às 10h50 e às 11h10, no sábado, dia 9.

Linha 590 (Zona Sul/UFJF – CAS-HU) terá horário extra com saída do bairro Sagrado Coração de Jesus às 10h50 e às 11h10, no domingo, dia 10.

As demais linhas de ônibus que continuam com horário normal são:

Linha 510 (Dom Bosco): saída da Av. Rio Branco (Estação Riachuelo), no sábado, 9, às 10h50 e 12h58 e, no domingo, 10, às 10h50 e 12h05.

Linha 511 (Dom Bosco/Borboleta): saída do Borboleta no sábado, 9, às 11h38 e, no domingo, 10, às 11h29.

Linha 512 (Dom Bosco/Borboleta): saída do Borboleta no sábado, 9, às 10h51 e 11h15 e, no domingo, 10, às 11h03 e 11h55.

Linha 515 (Dom Orione): saída da Av. Rio Branco (Estação Riachuelo) no sábado, 9, às 11h17 e, no domingo, 10, às 11h25.

Linha 539 (Santos Dumont): saída da Av. Getúlio Vargas com rua São João no sábado, 9, às 10h34 e 12h e, no domingo, 10, às 10h34 e 12h.

Para atendimento ao Colégio de Aplicação João XXIII, os horários existentes são:

Linha 221 (Bom Pastor/Santa Catarina): saída do Bom Pastor no sábado, 9, às 11h18 e 11h53 e, no domingo, 10,  às 11h35 e 11h56.

Linha 222 (Bom Pastor/Santa Catarina): saída do Bom Pastor no sábado, 9, às 11h36 e às 12h11 e, no domingo, 10,  às 11h13 e 12h18.

Locais de provas

Os candidatos precisam estar cientes do local em que realizarão as provas. Essa informação consta no comprovante definitivo de inscrição de cada estudante. Na cidade de Juiz de Fora, além do campus e do Hospital Universitário da UFJF, vinte escolas irão receber o exame.

Os locais de prova já foram divulgados. Todos os candidatos ao Pism I farão provas fora do campus da UFJF em Juiz de Fora. Candidatos ao Pism II ficarão divididos entre o campus e locais fora da UFJF. Já todos os candidatos ao Pism III farão as provas no campus.