Evento acontece em frente à Farmácia Universitária, nesta quinta-feira, até as 13h, e na sexta-feira, de 10h às 16h (Foto: Twin Alvarenga)

Você sabia que o ideal é usar protetor solar todos os dias? Além de manter a pele saudável, o uso constante ajuda a prevenir demais males a longo prazo, como o câncer de pele. O tipo mais comum da doença, o câncer de pele não melanoma, apresentou uma incidência nacional preocupante neste último ano. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelaram uma elevada estimativa de mais de 80 mil casos novos de câncer de pele não melanoma em homens, e um número ainda maior — aproximadamente 95 mil — em mulheres, no Brasil, em 2016.

Para conscientizar a população deste risco e repassar orientações sobre o uso correto do protetor solar, a Farmácia Universitária, em parceria com entidades acadêmicas da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realiza, nesta quinta e sexta-feiras, dias 7 e 8, a Campanha Nacional de Fotoeducação. “Estaremos hoje, quinta-feira, até às 13h aqui no campus. Amanhã, dia 8, permaneceremos neste mesmo local, de 10h às 16h”, esclarece o coordenador da Farmácia Universitária da UFJF, Marcelo Silvério.

Os voluntários, localizados em frente à Farmácia Universitária, perto da entrada pelo pórtico norte da UFJF, interagem diretamente com as pessoas que frequentam o campus, exemplificando diferentes formas de proteção à radiação solar, esclarecendo diferenças entre os tipos de protetores, fornecendo orientações gerais sobre a aplicação dos mesmos e distribuindo à comunidade um material didático sobre o assunto.

“Esta é uma iniciativa coordenada pelo Fórum Nacional de Farmácias Universitárias”, explica Silvério. “A intenção é orientar sobre ações de prevenção primárias que, além de efetivas, também são mais acessíveis para a população. Além disso, é uma atividade feita em conjunto com os estudantes estudantes ligados à faculdade de Farmácia e suas entidades: membros do seu diretório acadêmico, atlética, empresa júnior e liga acadêmica, por exemplo.”

Outras informações:
Fórum Nacional de Farmácias Universitárias – UFJF